Nesta quinta-feira (4), é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer, e ainda há muitos preconceitos que rondam a doença.

O jornal Hoje em Dia separou 10 afirmações e conversou com a Oncologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) Aline Chaves para esclarecer o que é mito ou verdade. Confira:

1- O câncer é contagioso?

MITO. O Câncer não se pega! mas algumas lesões no colo do útero relacionadas ao vírus HPV que podem se transformar em câncer, podem ser sexualmente transmissíveis. Uma vez com câncer, ele não é transmissível. Já o vírus HPV sim.

2- O câncer tem cura?

VERDADE. A grande maioria tem cura, ao contrário do que pensa a maioria das pessoas. Então, quanto antes ele for descoberto em estágios iniciais, maior a chance de cura e menor a quantidade de tratamento necessário.

3- Pintas e sinais podem virar câncer

VERDADE. Elas podem virar câncer no passar dos anos com o aumento da exposição solar prolongada e sem a proteção adequada da pele. Nem sempre a “olho nu” é possível saber se ela é maligna ou benigna, daí a importância de ser acompanhada por um médico. Pintas que crescem rápido, sangram, coçam e mudaram de aparência frequentemente podem ser um alerta que lá vem câncer.

4- Amamentar protege o peito do câncer de mama

MITO.  Amamentar é um gesto de amor e um privilégio para muitas mulheres, mas não garante diminuição de risco.

5- O câncer é hereditário

MITO. O câncer é um fenômeno genético, mas na maioria dos caso não é hereditário, são os chamados esporádicos sem herança familiar. Não ter casos de doença na família não garante nada.

6- Homens também podem ter câncer de mama

VERDADE. Chegam a 1% dos casos, mas pode acontecer.

7- Carne vermelha aumenta os riscos de desenvolver câncer

MITO. A carne vermelha isolada não é uma vilã. O importante não é parar de comer carne, mas melhorar os hábitos de vida como um todo.

8-Câncer pode causar infertilidade

MITO. O câncer não pode causar infertilidade, mas o tratamento sim. Vai depender da idade do paciente quando teve o câncer, e do tipo de quimioterapia que ele fará.

9- Miojo pode causar câncer?

MITO. Porém, se consumido a longo prazo e em grandes quantidades, pode predispor ao câncer pelas lesões causadas nas células a longo prazo.

10- Carnes processadas causam câncer?

MITO. Porém, devem ser consumidos esporadicamente e com moderação.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: