As duas primeiras votações hoje (13), no segundo dia do conclave que elegerá o sucessor do papa emérito Bento XVI, não tiveram consenso. A fumaça escura, indicando a ausência de decisão, foi vista na chaminé da Capela Sistina por volta das 11h35 (hora local, 7h35 em Brasília). O cálculo dos vaticanistas é que o conclave dure, no mínimo, três dias e, no máximo, 11.
Estão previstas nesta quarta-feira mais duas votações à tarde.
Diferentemente do que ocorreu ontem (12), não há missas nem cerimônias. Os 115 cardeais serão mantidos isolados, sem comunicação externa e sob a segurança da Guarda Suíça Pontifícia ? que faz a guarda pessoal do papa desde o início do século 16.
As votações ao longo do dia ocorrerão da mesma forma: secretas, em papel, com os cardeais disfarçando a letra. A cada votação, as cédulas são checadas por três escrutinadores e revisadas pela mesma quantidade de cardeais. Ao final, as cédulas, depositadas em urnas de bronze, são retiradas e levadas para o forno – no qual são queimadas.
Para a obtenção da cor branca ou escura da fumaça, vista na Praça de São Pedro, símbolo da decisão dos cardeais, é adicionada à queima das cédulas de papel um produto químico. A fumaça pode ser vista, da chaminé da capela, por cinco minutos.
Segunda votação
À tarde, também ocorrerão duas votações. A expectativa é que a fumaça ? escura ou branca, se houver consenso, ? seja vista novamente por volta das 19h40 (15h40 de Brasilília).
Na Praça São Pedro, fiéis e peregrinos, como ontem, não esconderam a decepção ao verem a fumaça preta. Um ?oh? foi ouvido em coro. A chuva fina e a temperatura de 11 graus Celsius, no Vaticano, não afastaram as pessoas das áreas em frente da Capela Sistina.
O porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi, é aguardado para uma coletiva por volta das 13h (9h de Brasília). Lombardi deve responder às perguntas dos jornalistas, que têm várias dúvidas, como em quanto tempo após a eleição haverá a coroação do sucessor de Bento XVI, onde será a cerimônia e se o papa emérito participará das solenidades.

COMPATILHAR: