A evolução das tecnologias veio acompanhada por um novo distúrbio. Trata-se da nomofobia, doença caracterizada pela dependência do uso do aparelho celular e da internet. O termo é originado do inglês no mobile, que significa sem celular.
De acordo com especialistas, para ser caracterizada a fobia, a ausência desses meios comunicacionais deve trazer um prejuízo significativo à vida do indivíduo. Nesses casos, existe uma sensação de impotência e pânico, que atrapalha a vida pessoal e profissional da pessoa.
Quem sofre com a dependência não consegue ficar sem os aparatos tecnológicos nem para ir ao banheiro, academia ou na hora do sexo. Além disso, nunca deixa o aparelho sem bateria; o celular na mão, para que possa atendê-lo rapidamente; nunca esquece o aparelho em casa e, quando o faz, vai buscar; sente-se muito mal quando o aparelho é perdido, roubado ou fica sem bateria.
Ainda de acordo com especialistas, estão mais propensos a desenvolver a nomofobia quem sofre de timidez ou com outros distúrbios, como a síndrome do pânico.

Comentários
COMPATILHAR: