A nova diretoria do Capítulo Areias Brancas da Ordem Demolay de Formiga tomará posse neste sábado (30). A solenidade ocorrerá às 19h, na própria sede.
Os novos membros são: mestre conselheiro, Pedro Monteiro; primeiro conselheiro, Lucas Muniz e segundo conselheiro, Caio Félix.
Atualmente, o Capítulo Areias Brancas de Formiga é o segundo maior do estado de Minas Gerais, conforme informações da associação. O evento será aberto ao público.
A Ordem Demolay
A Ordem Demolay é uma organização sem fins lucrativos, patrocinada pela Maçonaria, tendo como objetivo a formação de líderes para a sociedade. Em suas reuniões ritualísticas, trabalha ensinamentos baseados em sete virtudes cardeais: amor filial, reverência às coisas sagradas, cortesia, companheirismo, fidelidade, pureza e patriotismo, porém, seus ensinamentos vão mais além.
Participam da ordem jovens do sexo masculino, de 12 a 21 anos. Os capítulos, grupos locais da Ordem Demolay, organizam e estimulam as práticas filantrópicas, a consciência cidadã e o respeito aos seus iguais, incentivando assim, que o jovem Demolay viva sua vida de forma digna e prazerosa.
Os capítulos são acompanhados por um grupo de maçons e seniores Demolay (Demolays que atingem os 21 anos de idade) chamado conselho consultivo, que auxilia e dá regularidade às suas atividades. A autoridade máxima de um capítulo é o Mestre Conselheiro, Demolay escolhido por eleição entre seus pares e com uma gestão de seis meses.
A Ordem Demolay em Formiga
O Capítulo Areias Brancas de Formiga, nº 406, foi instalado no dia 10 de junho de 1999, com a iniciação de 35 jovens. Hoje, são mais de 140 Demolays que se dedicam à causa da ordem.
Ao longo de mais dez anos de história, o Areias Brancas tem se tornado uma referência no Centro-Oeste de Minas Gerais. O capítulo está sempre presente em eventos regionais, estaduais e até nacionais, além de sempre visitar os demais capítulos da região. Em 2001, foi responsável pela cerimônia de instalação do capítulo Belos Campos na cidade de Campo Belo. E há alguns anos, o capítulo Areias Brancas recebe jovens de Arcos.
Como trabalho filantrópico são produzidas fraldas geriátricas que são doadas a famílias carentes. A produção acontece semanalmente, na Loja Maçônica Labor a Deus, e atende cerca de 30 famílias.
No XIV Congresso Mineiro da Ordem Demolay, realizado em novembro do ano passado, em Passos, o Capítulo Areias Brancas foi premiado como o maior capítulo de Minas Gerais.

COMPATILHAR: