O Centro Universitário de Formiga promove, durante todo o ano, vários eventos, por meio dos diversos cursos oferecidos pela instituição. O Unifor também sedia palestras, encontros, seminários, reuniões e outras atividades em parceria com entidades e órgãos de Formiga e região.
Para oferecer uma opção de espaço para a realização desses eventos com mais conforto e segurança, a Sala de Multimeios do prédio 2 do Unifor foi totalmente remodelada. O projeto de reestruturação foi idealizado pela coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, professora Hiveline Giovani Canan.
?O Unifor é uma instituição que sempre procura trazer inovações no campo didático-pedagógico. Assim, foram adquiridas três lousas digitais para o campus. Tornou-se necessário um espaço adequado para receber esses equipamentos. Dessa forma, o projeto foi desenvolvido tendo como referência o Salão Nobre Eunézimo Lima e as adequações necessárias para o recebimento desses aparelhos?, explica a coordenadora.
De acordo com Hiveline Canan, o painel da lousa digital é estruturado para receber todas as projeções de multimídia e também toda a fiação necessária para a instalação dos equipamentos. Os pilares em madeira foram projetados para receber a fiação e as caixas de som.
?Precisávamos de um piso que não oferecesse sobrecarga à estrutura da construção. Então, nós lançamos mão do piso vinílico madeirado, que é um piso leve e resistente para o local. As mesas e as cadeiras foram conservadas, mas nós trouxemos outras inovações, como por exemplo, os aparelhos de ar condicionado que vêm proporcionar um conforto térmico ao usuário do ambiente. As cortinas também foram pensadas de modo a barrar a iluminação externa para que as projeções fiquem mais visíveis?, salienta Hiveline Canan.
A estrutura do forro foi aproveitada e recebeu uma pintura, mas foram substituídas as placas antigas por novas de PVC modulado. Também foi distribuída iluminação que é acionada em diferentes modos. ?Com isso, nós conseguimos fazer toda a adaptação para receber a lousa digital, para oferecer o conforto ao usuário e trazer uma estética melhor ao ambiente. Nós não podemos deixar de pensar nos itens de segurança também. O vão da porta foi aumentado, ela possui duas bandeiras abrindo no sentido de fuga, nós temos a instalação de extintores de incêndio e de luz de emergência também, tudo isso devidamente sinalizado?, finaliza.
As outras Salas de Multimeios (1 e 3) também serão reestruturadas, seguindo o padrão do Multimeios 2.
Lousa digital
Segundo o coordenador do Departamento de Informática do Unifor, Gledson Richalle Rodrigues, foram adquiridos três kits Mimio, ou seja, um conjunto com quatro acessórios: Mimio Teach (lousa interativa), Mimioview (micro-câmera), MimioPad (tablet) e MimioVote (votadores de plateia) para cada uma das Salas de Multimeios.
A lousa interativa funciona da seguinte forma: o sistema transforma qualquer superfície lisa – um quadro branco, por exemplo – em uma lousa interativa. Basta um data-show ligado a um computador projetar a imagem no quadro branco que já está funcionando a lousa. Isso sem fio algum. A lousa interativa traz todos os recursos do computador para um quadro branco, todos os recursos de internet, áudio e vídeo disponíveis para o professor.
O MimioView é uma micro-câmera, articulável, com tudo o que é necessário para capturar e apresentar imagens durante as aulas. Maquetes, materiais de livros, objetos 3D, vídeo ao vivo ou qualquer conteúdo que ajude a transmitir aos alunos o que o professor desejar.
Já o tablet MimioPad permite uma liberdade de movimentação enquanto o conteúdo é ensinado, por se tratar de um aparelho sem fio que se integra à tecnologia da lousa para que o professor possa criar e apresentar aulas interativas de qualquer local da sala de aula. Ele pode escrever e desenhar no tablet usando a caneta Stylus ou clicar nos ícones das 16 teclas de atalho do software MimioStudio. Qualquer ação que for realizada aparecerá instantaneamente no quadro branco.
O MimioVote constitui-se nos votadores portáteis. São semelhantes aos votadores de auditório dos programas de televisão. A tecnologia MimioVote permite, de forma instantânea, a aplicação de avaliações de aprendizagem, pesquisas e processos de votação. Os resultados são em tempo real e muito interativos. Os votadores portáteis podem ser usados de qualquer lugar da sala com identificação ou não dos votantes. Assegura a precisão da resposta, pois apenas os botões com respostas apropriadas são automaticamente acesos. Dispensa o uso de pilhas, pois são automaticamente carregados e renumerados na base. O Unifor adquiriu 32 votadores para cada uma das três Salas de Multimeios.

COMPATILHAR: