O “Projeto Amor” desenvolvido há pouco mais de nove meses em Nova Serrana, por equipes da Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Planalto, foi premiado durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) 2019.

O trabalho é voltado para a assistência e promoção da pessoa em situação de rua. Conforme considerou o Congresso, a ação está contribuindo para o avanço do acesso aos serviços de saúde em Nova Serrana e foi agraciada no dia 3 de julho sendo considerada uma experiência exitosa.

Segundo contou ao portal G1 uma das coordenadoras do projeto, Sarah Rocha, os participantes são acolhidos com um café da manhã na unidade de saúde. A equipe é formada por enfermeiro, médico, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, psicólogos, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, farmacêutico, bioquímico, nutricionista, dentista, auxiliar de saúde bucal, cabeleireiros, agentes sociais, voluntários, entre outros profissionais.

O projeto é desenvolvido em parceria com o Núcleo de apoio de Saúde a família (Nafs), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e Centros de Atenção Psicossocial (Caps).

Projeto conta com enfermeiros, médicos, dentistas, assistentes sociais, voluntários e outros — Foto: Prefeitura de Nova Serrana/Divulgação

“Essas ações ocorrem ao longo de todo mês. Oferecemos serviços de atualização cartão de vacina, higienização, consulta médica, testes rápidos, atendimento odontológico, dispensação de medicamentos com orientação farmacêutica, coleta de exames laboratoriais, atendimentos multiprofissionais e ainda um saboroso almoço, tendo em vista que muitos das pessoas em situação de rua nem sempre tem o que comer”, disse Sarah.

Dia D

Ainda segundo Sarah, o projeto também faz o “Dia D da pop rua”. Um momento onde todo o setor da saúde e assistência social reforça e aprofunda os trabalhos de saúde feito com a população carente. Já foram feitas três edições do Dia D, mais de 100 pessoas foram atendidas nestes dias.

Projeto Amor oferece serviços de saúde e estética — Foto: Prefeitura de Nova Serrana/ Divulgação

Premiação

De acordo com a coordenação do “Projeto Amor”, no dia 18 de junho a ação também recebeu uma premiação no evento “Minas Mostra SUS – edição 2019”.

 

Fonte: G1||

COMPATILHAR: