O município de Nova Serrana está em situação de alto risco por causa da concentração de larvas do mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypt. Segundo dados do Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes Aegypt (LIRAa), 35 dos 49 bairros inspecionados estão com pontos contaminados. A classificação da pesquisa, para o município, é de 6,7%, quando o tolerável é de 1%.
Os pontos mais preocupantes estão nos bairros Romeu Duarte, Centro, São Geraldo e Planalto. Os locais com maior índice de infestação são recipientes descartáveis, como copos, garrafas, vasilhas plásticas, além de sacolas e demais tipos de lixos. Do total de pontos, 94% se encontram em residências.
?É de fundamental importância a participação da população no controle da dengue, já que, as pesquisas mais recentes, apontam a presença do mosquito dentro das casas, onde o agente, por si só, não consegue eliminar o foco?, explica a supervisora de endemia, Solange Aparecida Silva Dellavali.
O levantamento foi realizado, entre os dias 15 e 18 de janeiro, de 2013. Na cidade, foram notificados 27 casos, laboratorialmente, na região do bairro Frei Paulo. Destes, 26 aguardam resultado e um tem confirmação positiva.
Prefeitura atua no combate a dengue
Nesta quarta-feira (23), cerca de 30 funcionários do setor de Epidemiologia, da Prefeitura de Nova Serrana,receberam capacitação para atuar em casos emergenciais. Outra medida, para evitar a proliferação das larvas do mosquito transmissor da dengue, é a realização de mutirões nas regiões mais críticas.
Durante os próximos dias haverá, nos bairros da cidade,capina, retirada de entulho, varrição de ruas e limpeza de lotes.Os locais com maior índice de infestação serão atendidos, primeiramente. Nos dias 24 e 25, o bairro Romeu Duarte recebeu a equipe da prefeitura. ?As pessoas que quiserem retirar entulhos, ou objetos indesejados de suas residências podem deixá-los na frente das casas, para que a equipe de transporte encaminhe-os para locais adequados?, afirma o chefe de Obras, Ednaldo Pinto de Souza.

COMPATILHAR: