Entram em vigor nesta segunda-feira (7) as novas regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para planos de saúde. Cerca de 1.500 operadoras de todo o país terão que incluir na cobertura básica 70 procedimentos médicos e odontológicos, além de ampliar o limite de algumas consultas.
Entre os novos serviços destacam-se o transplante de medula óssea por parentes ou banco de medula, PET-Scan para diagnóstico de câncer de pulmão, exame de imagem para identificação de câncer em estágio inicial e avançado, 20 tipos de cirurgias torácicas e 16 procedimentos odontológicos, como colocação de coroas e blocos dentários. Planos coletivos terão que cobrir acidentes de trabalho e procedimentos de saúde ocupacional.
O número de consultas especializadas também foi ampliado: terapias com psicólogos sobem de 12 para até 40 consultas por ano, desde que indicadas por um psiquiatra. Consultas com fonoaudiólogo e nutricionistas também aumentam, passando de seis 24 e 12 consultas por ano, respectivamente.
As novas regras devem beneficiar 44 milhões de usuários de planos de saúde. As determinações são válidas para todos os planos contratados a partir do dia 2 de janeiro de 1999. De acordo com a ANS, o custo das mudanças não será de grande peso, mas pode ser repassada principalmente no caso dos contratos de grupos.
Segundo dados da ANS, 52 milhões de pessoas têm planos de saúde no Brasil, sendo que 75% deste total aderiram a planos coletivos.

COMPATILHAR: