A Prefeitura de Piumhi publicou decreto nesta quarta-feira (17), acatando a determinação do governo estadual de cumprimento obrigatório das regras citadas na Onda Roxa, do programa Minas Consciente.

A decisão de incluir todas as regiões do Estado na onda mais restritiva do programa Minas Consciente, foi divulgada pelo governador Romeu Zema na segunda-feira (15). As medidas começarão a valer a partir das 20h desta quarta-feira (17).

De acordo com o documento, as medidas restritivas terão uma duração, inicialmente, de 15 dias. Entre elas, a proibição da circulação de pessoas sem o uso de máscara, realização de eventos e toque de recolher entre 20h e 5h. Além disso, somente os serviços essenciais poderão funcionar.

Mandato de Segurança

O prefeito de Piumhi, Paulo César Vaz informou na coletiva dessa quarta-feira que o município irá entrar com um mandado de segurança contra o governador Romeu Zema para que possa adequar a ‘Onda Roxa’ a realidade do município.

Medidas impostas pela onda roxa:

Funcionamento apenas do serviço essencial

Suspensão de cirurgias eletivas

Restrição de circulação de pessoas (só poderão sair de casa para atividades essenciais)

Toque de recolher das 20h às 5h e aos finais de semana

Proibição de pessoas sem máscara em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado

Proibição de circulação de pessoas com sintomas de gripe, a menos que estejam indo para consulta médica

Proibição de eventos públicos ou privados

Proibição de reuniões presenciais, inclusive entre parentes que não morem na mesma casa

Implantação de barreiras sanitárias de vigilância

Bares e restaurantes

Restaurantes, pizzarias, hamburguerias e congêneres, poderão funcionar com retirada no local e delivery das 5h as 20h. Não é permitida a presença de público no local.

Delivery

Todos os demais comércios poderão trabalhar sob a forma de delivery.

Esportes e caminhadas

Fica proibida a utilização de praças e outros espaços públicos para a prática de atividades que possam gerar aglomeração de pessoas durante o período em que o Município se encontrar classificado na “Onda Roxa” do PLANO MINAS CONSCIENTE. Além disso fica igualmente proibido o uso de vias públicas, praças ou calçadas para prática de esportes, ginástica, caminhadas, corridas ou afins.

Bebida Alcoólica

O decreto municipal não proíbe a venda e o consumo de bebida alcóolica, desde que não seja nos ambientes já vedados pelo decreto.

Feira Livre

Serão permitidas apenas para comércio de hortifrutigranjeiros, agricultura familiar e alimentos, com observância de protocolos sanitários específicos. Fica proibido o consumo de alimentos no local, o comércio de calçados, vestuário, brinquedos e eletrônicos.

Igrejas e templos

Em igrejas, templos ou qualquer tipo de espaço destinado as reuniões, cultos ou cerimônias de natureza religiosa serão permitidas apenas celebrações virtuais, com participantes diretos. presença no local restrita aos organizadores e participantes diretos.

Fonte: 107 FM

Comentários
COMPATILHAR: