A Prefeitura de Formiga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima semana, entre os dias 2 e 6, o segundo Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa) de 2022.

A população deve se conscientizar e abrir os imóveis para que os agentes possam colher as amostras. Todos os servidores estarão devidamente identificados.

Serão visitados cerca de 1.700 imóveis em todas as regiões da cidade. O último LIRAa, realizado em janeiro, apontou que ao município estava com 6,8% de infestação predial, o que significa estado de alto risco de epidemia de dengue. De janeiro a abril de 2021 foram registrados sete casos confirmados de dengue em Formiga. No mesmo período deste ano, já foram confirmados 13 casos da doença.

Paralelamente ao LIRAa, a Secretaria Municipal de Saúde tem realizado diversas ações de combate e conscientização da dengue. Foi realizado um mutirão de limpeza nos bairros Cidade Nova e José Balbino. Houve aplicação de fumacê nos bairros Geraldo Veloso e São Sebastião. O objetivo é bloquear a transmissão do vírus nos casos notificados com suspeita de arboviroses.

O proprietário de uma casa no bairro Nossa Senhora de Lourdes, que está com acúmulo de sucata, foi notificado no dia 20 deste mês. Ele tem um prazo de 7 dias úteis para retirar o material. Terminado o prazo, os agentes voltarão ao local e caso a limpeza não tenha sido feita, o caso será encaminhado ao Judiciário. Enquanto isso, foi reforçado o trabalho de controle no imóvel, com aplicação de fumacê costal para diminuir a circulação de mosquito adulto no local.

Na semana passada, todas as unidades de saúde receberam panfletos e cartazes educativos sobre as formas preventivas contra o Aedes aegypti. A parceria tem como objetivo reforçar o trabalho educativo durante as visitas dos agentes comunitários de saúde e aumentar a visibilidade de formas preventivas com a afixação de cartazes em locais de grande circulação de pessoas.

Na escola da comunidade rural de Fazenda Velha foi realizada uma dinâmica com balões. A ação consiste em fazer um círculo com os alunos e colocar perguntas sobre o Aedes dentro dos balões. O balão vai passando entre eles com uma música tocando, assim que a música parar, quem estiver com o balão na mão, estoura, lê a pergunta em voz alta e responde. Se a pessoa não souber o colega pode responder. Os agentes complementam a resposta, ensinando as crianças e adolescentes sobre o assunto.

Fonte: Decom

COMPARTILHAR: