Há alguns meses, a coordenação de enfermagem da Santa Casa de Caridade de Formiga se preparou para aplicar o Código Azul dentro da instituição. Trata-se de uma medida que estabelece condutas específicas para atendimento a pacientes adultos, com suspeita de parada cardiorrespiratória e insuficiência respiratória aguda, em setores de internação do hospital.

No Centro de Estudos e Pesquisas Continuados (Cepec), as duas equipes de enfermeiros e técnicos em enfermagem participaram de um minicurso sobre o novo procedimento, que está em funcionamento desde o dia 20 deste mês. A capacitação foi ministrada pelo enfermeiro Weynderson da Silva Fonseca e pelo responsável técnico da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), José Orlando Fernandes Reis, que abordaram sobre o suporte básico de vida, reanimação cardiopulmonar e todo o protocolo do Código Azul.

De acordo o responsável técnico, José Orlando, na semana anterior à capacitação, a equipe estruturou os carros de emergência das Unidades de Internação, que ficam nos Postinhos de Saúde das Unidades, e houve, ainda, a revisão e conferência do material de urgência. Conforme José Orlando, com a equipe capacitada e o material organizado, o hospital está preparado para iniciar o novo atendimento.

Comentários
COMPATILHAR: