Porém, no Brasil, os números não diminuíram e já são 28 dias com a média de mortes acima da marca de 1 mil óbitos.

O mundo registrou na última semana, entre os dias 8 e 14 de fevereiro, 2,7 milhões de casos de coronavírus, uma diminuição de 16% em relação à semana anterior, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O número de novos casos caiu 20% na semana passada na África e no Pacífico Ocidental, 18% na Europa, 16% na América do Sul e 13% no Sudeste Asiático. Apenas o leste do Mediterrâneo apresentou um aumento de 7%.

O número de novos óbitos no período também diminuiu 10% em relação à semana anterior, ainda de acordo com a OMS.

No Brasil, contudo, os números não são animadores. O país registrou 1.195 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 242.178 óbitos. Com isso, já são 28 dias com a média de mortes acima da marca de 1 mil. A variação foi de 0% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de estabilidade nos óbitos pela doença.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informou na segunda-feira (15) que o número de novas infecções diminuiu pela quinta semana consecutiva, desde a semana de 4 de janeiro, quando o mundo registrou mais de cinco milhões de casos.

“Isso mostra que medidas simples de saúde pública funcionam, mesmo na presença de variantes”, afirmou Tedros.

“O que importa agora é como reagimos a essa tendência. O fogo não apagou, mas reduzimos o tamanho. Se pararmos de combatê-lo em qualquer uma das frentes, ele voltará forte”, disse.

Nova variante se espalha

A variante do coronavírus identificada pela primeira vez no Reino Unido foi detectada em 94 países na semana passada, atingindo oito novos países em uma semana. Em pelo menos 47 países já foi registrado o contágio local dessa variante.

Já a variante sul-africana foi detectada em 46 países, com transmissão local em pelo menos 12 deles.

A variante brasileira também foi detectada em 21 países, mais seis por semana, com transmissão local em pelo menos dois países.

Fonte: G1

COMPATILHAR: