Diversas áreas do segmento turístico de Minas Gerais estão sendo preparadas para receber a Copa do Mundo de 2014. Antes mesmo do anúncio de Belo Horizonte como cidade-sede, os mineiros têm sido beneficiados com cursos de capacitação oferecidos pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e seus parceiros. Nesta sexta-feira (16/07), os mineiros ganharam mais um reforço para qualificação no aprendizado de idiomas com o lançamento, na capital mineira do Programa Olá, Turista!. A iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, destinou um total de 20 mil vagas para cursos gratuitos das línguas inglesa e espanhola.
O objetivo é qualificar profissionais que residem nas cidades-sede da Copa, sendo contemplados, além de Belo Horizonte, Cuiabá, Porto Alegre, Brasília, Natal e Curitiba. Durante a solenidade de lançamento, entidades de classe e Associações de Circuitos Turísticos foram informadas sobre a metodologia aplicada, os procedimentos necessários para cadastro no programa e como será a distribuição das vagas. Cada entidade representativa será responsável pelo cadastro dos associados.
O curso é totalmente gratuito e será dividido em três módulos: básico, profissional e regional. A carga horária total é de 80 horas, que poderão ser concluídas em até um ano. Ao final, o participante receberá um certificado com o selo de referência do Ministério do Turismo.
O chefe de Gabinete da Secretaria Nacional de Programas de Desenvolvimento de Turismo, Valdir Neves, disse que este é o primeiro momento do projeto, que poderá ser ampliado no futuro. ?Inicialmente daremos prioridade aos profissionais ligados a entidades de classe, que farão uma triagem daqueles que têm um contato direto com os visitantes?, afirmou.
A gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Monica Pinto, afirmou que o curso é online. ?O usuário poderá usufruir de uma estrutura que conta com orientadores de aprendizagem. Também estamos buscando parcerias em Belo Horizonte para viabilizar salas de conexão para aqueles que não possuem computador com acesso à internet em casa?, antecipou.

COMPATILHAR: