O número de acidentes com motocicletas no Centro Oeste de Minas aumentou 22% no primeiro trimestre de 2019, segundo um levantamento feito pelo portal  G1 com base nas ocorrências atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência (Samu).

O levantamento considerou os registros feitos em Divinópolis, Pará de Minas, Bom Despacho, Formiga e Nova Serrana e revelou que o número saltou de 123 acidentes registrados entre janeiro e março de 2018 para 150 acidentes no mesmo período de 2019.

Dos municípios analisados pela reportagem, a cidade que mais registrou aumento no número de acidentes no período foi Divinópolis, com 79 ocorrências registradas em 2019 contra 49 registros em 2018. Em seguida está Formiga, que saltou de 8 acidentes para 16 ocorrências.

Na contramão, de Divinópolis e Formiga, Pará de Minas registrou uma diminuição no número de acidentes envolvendo motos. Na cidade, o número caiu de 30, em 2018, para 23 em 2019.

Segurança no trânsito

O auxiliar de pedreiro, João Paulo Costa, se acidentou no inicio de 2019. Ele seguia para casa, no Bairro Quintino, em Divinópolis, e foi atingindo por um veículo que entrou na contramão para uma ultrapassagem.

Segundo o motociclista, essa não foi a primeira vez que ele se envolveu em um acidente provocado por outros condutores.

“Tem muita gente que fala que a culpa dos acidentes de trânsito é nossa, motociclistas, mas nem sempre [é]. Eu já fui três vezes atingido por carros que estavam correndo. Estou vivo é por Deus mesmo”, disse.

O auxiliar de pedreiro afirma ainda que, além da imprudência dos motoristas no trânsito, a infraestrutura da cidade não contribui para a segurança no trânsito.

“[Tem] Muito buraco. A gente até tenta desviar, mas tem horas que não dá, e isso acaba fazendo ter o acidente. Tenho colegas que já se acidentaram porque foram tentar desviar de buraco. É difícil”, concluiu.

G1 procurou a Prefeitura de Divinópolis para falar sobre a situação citada por João Paulo e foi informado pelo Executivo que o município está ciente dos locais com maior demanda, mas que segue um cronograma pois a equipe que realiza a manutenção destes buracos é reduzida.

Formação de condutores

O responsável pela formação de condutores de uma autoescola de Divinópolis, Adriano Marcelino, afirmou que é necessário mudar a mentalidade dos condutores para que a realidade do trânsito mude nas cidades.

“As pessoas chegam aqui e infelizmente não querem aprender, querem é tirar a carteira. Então, fazem o que passamos somente lá na hora do exame, quando na verdade os ensinamentos de trânsito deveriam ser para sempre. Vejo acontecer acidentes que, se a pessoa tivesse realmente aplicando o que aprendeu na auto escola, não aconteceriam”, finalizou.

 

Fonte: G1 ||https://g1.globo.com/mg/centro-oeste/noticia/2019/04/14/numero-de-acidentes-com-motos-cresce-22percent-no-primeiro-trimestre-de-2019-no-centro-oeste-de-minas.ghtml

COMPATILHAR: