Em recente estudo, a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMID), em parceria com a New BD, avaliou o cenário das Unidades de Terapias Intensivas (UTI) no país. Utilizando de dados secundários oficiais disponíveis (CNES ? Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde e IBGE) para a avaliação de alguns aspectos, como a distribuição regional dos estabelecimentos que declaram possuir leitos de UTI; a caracterização dessas UTIs segundo o tipo de leito; a disponibilidade de leito segundo a população residente; e os principais equipamentos disponíveis nessas unidades, o órgão fez um panorama da situação dos leitos brasileiros
Segundo os dados, 14 estados brasileiros têm uma quantidade de leitos aquém da necessidade, considerando os disponíveis nas redes pública e privada. Desses, Roraima tem a pior rede de leitos do país, com 0,1 UTI por cada 10 mil habitantes. Para comparação, o número aceitável é de 1 UTI pela mesma parcela populacional.
Ainda segundo os dados, existem 25.367 unidades no país, espalhadas em 403 municípios da federação. O Distrito Federal é o estado de maior destaque, com 2,1 UTIs por cada 10 mil habitantes.

COMPATILHAR: