As rodovias federais que cortam Minas Gerais registram um dezembro sangrento. No período de festas, entre 20 de dezembro e o final da tarde de ontem, pelo menos 50 pessoas morreram em acidentes (incluindo um bebê que morreu a caminho do hospital e não entrou nas estatísticas oficiais).
Na avaliação do inspetor Aristides Júnior, chefe de comunicação da PRF em Minas, se o ritmo de desastres rodoviários continuar, o balanço da Operação Fim de Ano, que termina no dia 4 próximo, fechará com mais de cem mortes. Teremos um dezembro negro, disse o inspetor, que atribui o problema à combinação entre chuva e imprudência. Caso o comportamento do motorista não mude, afirma Júnior, a situação tende a se agravar a partir de agora, quando muitos retornam do feriado de Natal e outros se preparam para pegar a estrada para a virada do ano.
Se consideradas as mortes nas estradas estaduais, o número de vítimas sobe para 54 em Minas até agora. Somente ontem, nove pessoas perderam a vida, cinco delas da mesma família, em uma colisão na BR-365, em Buritizeiro, no Norte de Minas. Segundo a PRF, o veículo em que elas estavam, um Clio de Barrinha (SP), bateu de frente com um caminhão. O motorista do carro, de 32 anos, a mulher, de 28, e três crianças do casal morreram no local. O condutor do caminhão não se feriu. Segundo a PRF, o motorista do Clio teria dormido ao volante.
Na BR-381, em Nova União, mãe e filha (de 12 anos) morreram ontem em uma batida entre um Palio e uma picape S10. De acordo com a PRF, o motorista do Palio de Governador Valadares invadiu a contramão e bateu de frente com uma S10, do Recife. As duas vítimas fatais e outras duas com ferimentos estavam no Palio. Não chovia no momento, mas a pista estava molhada. O trânsito no sentido Belo Horizonte ficou parado até o final da tarde.

COMPATILHAR: