“O Ateneu”, um clássico da literatura brasileira escrito por Raul Pompéia, é a dica de leitura desta semana.

O Projeto no “Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga.

O romance foi publicado em 1888, tendo como pano de fundo a cidade do Rio de Janeiro.

Ele é narrado em primeira pessoa por Sérgio, que já adulto revela suas experiências quando era interno do colégio Ateneu. O livro retrata a jornada do personagem narrador relembrando seus tempos de escola e suas lembranças da época, desde o entusiasmo inicial até o desencanto.

A história é marcada por um tom quase confessional e introspectivo, revelando as angústias e descobertas do então aluno do renomado colégio, das suas interações com colegas, professores e autoridades, oferecendo um retrato crítico da sociedade carioca daquele tempo com grande riqueza de detalhes, pitadas de ironia e reflexões sobre conflitos entre classes sociais, hipocrisia e moralidade.

As experiências de Sérgio no Ateneu expõem a fragilidade dos valores sociais e a dificuldade de se manter íntegro em um ambiente competitivo e muitas vezes falso.

O ponto culminante do romance é o incêndio que destrói o colégio, simbolizando a ruína dos sonhos e ideais de Sérgio. A partir desse evento, o protagonista passa a refletir sobre suas próprias escolhas e a se confrontar com a dura realidade do mundo adulto. “O Ateneu” é, portanto, uma reflexão sobre o crescimento e a desilusão, oferecendo um olhar sobre a formação da identidade e a influência das instituições sociais na vida dos indivíduos.

Este e outros livros poderão ser encontrados na Biblioteca Pública Municipal “Doutor Sócrates Bezerra de Menezes”, situada na Praça São Vicente Férrer, nº 140, Centro de Formiga.

 

Fonte: Biblioteca Pública

 

COMPARTILHAR: