O especial ?Formiga de Bairro a Bairro? desta décima oitava semana mostra os problemas e benfeitorias do bairro Saudade, nesta série de reportagens feita pela equipe de redação do jornal Nova Imprensa e do portal Últimas Notícias.
No bairro Saudade podemos detectar vários problemas em todos os setores como, saúde, infraestrutura, segurança e esporte.
Segundo a presidente da Associação de Moradores do Bairro Saudade (Ambs), Maria Aparecida Cândida, o bairro tem vários problemas, mas o que mais incomoda os moradores é a falta de calçamento em algumas ruas.
Ao questionarmos Maria Aparecida sobre algumas áreas, ela ainda brincou que no esporte ?o bairro Saudade ?ficou na saudade?, como em calçamento em algumas ruas e também alguns meses atrás a gente ficava na saudade de escutar água caindo nas caixas?.
Saúde
O bairro Saudade não conta com uma Unidade Básica de Saúde (UBS), então os moradores são atendidos na UBS do bairro Souza e Silva que, como relatado no especial ?Formiga de Bairro a Bairro? do Industrial e do Souza e Silva, não tem um espaço físico suficiente para atender a todos os pacientes, pois abrange a população de seis bairros.
Segundo a presidente da associação do bairro Saudade, outro problema grave da unidade de saúde é a falta de mais médicos, pois ela conta que no posto trabalha apenas um profissional e não é o suficiente para atender à demanda dos bairros.
Maria Aparecida ainda ressalta que não vê a hora da nova UBS ficar pronta para sanar o problema de espaço físico do posto.
Segurança
Maria Aparecida conta que o bairro Saudade é contemplado com o Posto da Polícia Militar Rodoviária e este fator inibe bastante a criminalidade no bairro, mas, mesmo assim, ainda acontecem alguns problemas.
De acordo com a presidente da associação, no bairro há vandalismo e tráfico de drogas. Ela ainda comenta que falta um patrulhamento mais ostensivo da Polícia Militar no bairro, pois quase nunca veem os militares passarem pelas ruas do bairro Saudade.
Infraestrutura
Vários problemas com relação à infraestrutura foram encontrados no bairro Saudade. O que causa mais reclamações por parte dos moradores é a falta de calçamento em algumas ruas. Além disso, outro agravante que também prejudica bastante os moradores é que o calçamento é retirado pelas águas pluviais. Esse problema poderia ser resolvido instalando-se ?bocas de lobos?, para desviar um pouco a água das chuvas.
Os moradores também ficam incomodados com os vários lotes sujos no bairro. A falta de água é um fantasma que parou de assombrar a população local recentemente, já que, segundo a presidente da associação, tem apenas quatro meses que resolveram a situação, desentupindo os canos. Ela conta que antes faltava água constantemente e, muitas das vezes, passavam semanas sem cair uma gota de água nas caixas.
Esportes
O bairro Saudade na área de esportes ?é só saudade?, pois não tem em suas dependências uma quadra poliesportiva. A população do bairro utiliza o campo da Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB) para praticar esportes. Os moradores gostariam muito que fosse construída uma quadra nas dependências do bairro, para que a população não tenha que sair de lá para praticar atividades esportivas.
Atrativos e empregabilidade
No bairro Saudade há alguns atrativos. O local conta com a sede da Polícia Militar Rodoviária e, dentro de pouco tempo, também terá a sede do Corpo de Bombeiros, que está em construção na MG-050, próximo ao posto policial. Outro atrativo no bairro é o famoso jequitibá.
Um ponto favorável do bairro Saudade é a empregabilidade, pois tem algumas grandes empresas que geram bastante empregos e também tem uma horta comunitária.
Associação de Moradores do bairro Saudade
A presidente da Associação de Moradores do Bairro Saudade, Maria Aparecida Cândida, anseia muito a construção de uma sede própria para a entidade, a fim de que possam desenvolver alguns projetos sociais voltados principalmente para as crianças.
A associação trabalhava muito em conjunto com a Prefeitura, quando havia a doação de cestas básicas para a associação, que as repassava para os moradores carentes. Enquanto a sede não é construída, o pessoal utiliza o terreno para uma horta comunitária.
Maria Aparecida ainda conta que a população achou muito estranho que o projeto ?Troca Ambiental? foi desenvolvido em vários locais e não chegou ao bairro Saudade.
Mesmo sem verba, a entidade é bastante atuante, além disso, encaminha todos os problemas da comunidade até os órgãos responsáveis.
Mensagem ao Executivo e Legislativo
Maria Aparecida Cândida deixa o seguinte apelo aos poderes Executivo e Legislativo: ?o anseio da associação é que eles olhassem mais pelo bairro da Saudade, não só a parte que já foi pavimentada, mas sim aquela parte do lado da árvore de jequitibá, que eles [Executivo e Legislativo] olhassem para o lado daqueles moradores também, porque eles são um pouco desligados da associação, mas a gente considera eles do bairro Saudade?.

COMPATILHAR: