Poucas vezes na história Atlético e Cruzeiro passaram uma semana tão tensa sem precisarem se enfrentar diretamente. As duas equipes, que lutam contra o rebaixamento, podem espantar o fantasma da degola no próximo domingo, às 17h, horário de todos os jogos da Série A. O Atlético recebe o Botafogo, rival indigesto em sua história recente. Já o Cruzeiro encara uma verdadeira decisão em Fortaleza, contra o Ceará. Os dois mineiros podem se livrar do rebaixamento já nesta rodada, caso vençam seus confrontos e o América ? o outro mineiro, porém já rebaixado ? consiga tirar pontos do Atlético/PR, em Uberlândia. Em caso de novos tropeços, Atlético e Cruzeiro farão o clássico mais importante de suas histórias no outro domingo, pela última rodada.
Atalhos do Ceará
O técnico Vagner Mancini, que até setembro dirigia o Ceará, quer explorar os pontos fracos da equipe na partida que pode decidir o futuro do Cruzeiro na primeira divisão. Para o treinador, o time celeste precisa ser inteligente e paciente no estádio Presidente Vargas. ?Quando dirigia o Ceará, as equipes que jogavam em Fortaleza e nos atacavam desde o início nos causava dificuldades. O Ceará é empurrado, a torcida exige que vá para cima. Então, temos de pensar em jogar assim. Temos de ter postura de quem quer vencer desde o início, porque se você sai atrás o jogo deles pode se encaixar?, frisou o treinador.
Hoje rival, amanhã…
Apontado como um dos primeiros nomes na lista de reforços para o Cruzeiro ano que vem, o atacante Osvaldo vai ganhar atenção especial de Mancini no domingo. ?O Osvaldo é um cara diferente no Ceará e vai ter de ser vigiado sim. Não sei se de uma maneira individual, mas onde ele estiver no campo ele não pode ter espaço para evoluir a jogada, porque aí ninguém segura?, alertou.
Só acaba quando termina
Durante a semana, o técnico Cuca exigiu dos seus comandados atenção especial durante os 90 minutos de jogo. Tudo porque o Atlético deixou escapar pontos importantes nas últimas rodadas ao sofrer gols nos últimos minutos. ?Nos últimos três jogos tomamos gols no finalzinho. Mas é tudo circunstância de jogo. Nesse último (contra o Corinthians), levamos o gol de contragolpe oriundo de um erro nosso no ataque. E futebol é assim, um dia erra, outro acerta. Os mesmos que erram são os que vão acertar amanhã. Ainda que tenhamos a melhor defesa do segundo turno, não podemos tomar esses gols. Precisamos amadurecer e ter concentração durante os 90 minutos?, ponderou.
A esperança é verde
Já rebaixado matematicamente, o América terá papel decisivo para Atlético e Cruzeiro nas duas últimas rodadas. Tudo porque o Coelho enfrentará o Atlético/PR ? principal concorrente dos mineiros ao lado do Ceará ? e o Atlético/GO, que ainda tem chances matemáticas de ser rebaixado.

COMPATILHAR: