Não sabemos por quais razões a imprensa ou sabe-se lá quem, resolveu que ao se completarem 100 dias de governo é chegada a hora de uma prestação de contas mais apurada e, via-de-regra, as páginas dos jornais ou das revistas locais ou não, deixam seus leitores “a par” do ocorrido nas administrações públicas.

Alguns transformam pequenas obras em algo de grande vulto ou enaltecem providências  tomadas, ainda que com resultados práticos ou efetivos mais que incipientes, em algo que aos olhos dos incautos leitores pode até parecer mesmo, um feito “inusitado”.

A prática nos mostra que muitos destes feitos que logo podem se transformar em “mal feitos” em verdade nada mais eram que obrigações a serem cumpridas pelos administradores, por força de leis ou até mesmo em razão das promessas de campanha e nada mais que inerentes ao exercício das funções a eles atribuídas pela lei.

Mas, deixando as “filosofadas” de lado, vamos ao que nos interessa: se neste município, por razões mais que plausíveis, a atual administração ainda não pode mostrar, na prática, a que veio, fato reconhecido por seu líder maior quando nos lembra sempre que se refere à herança mais que maldita por ele recebida. Mas, o fato concreto, plagiando o Lula, é que de agora em diante, com o acordar da Câmara de vereadores para a aprovação de projetos que destravem a máquina do Executivo, o secretário Arnaldo Gontijo e outros também, precisam azeitar suas máquinas para que no pouco tempo que lhes restam, possam chegar aos 100 dias de governo, com obras e ações efetivamente executadas ou, pelo menos iniciadas. Isto feito, estarão sinalizando para população formiguense, que desta vez, ela realmente não se equivocou na escolha, já que a luz no fim do túnel , finalmente pode ser vista por todos.

É grande o número de projetos que, originados no Executivo, estão hoje tramitando  no Legislativo. Em alguns destes se procura corrigir erros ou ilegalidades, alguns considerados históricos e que são da lavra de administrações anteriores. O que regula a cobrança da Contribuição de Iluminação Pública, a nosso ver é um dos que , ainda merece alguns ajustes. Isso em razão das ilegalidades anteriores que, salvo engano, ainda persistem no bojo daquele que agora se pretende aprovar.

Detalhe: Seria muito bom se de alguma forma, tivéssemos aqui, o Legislativo funcionando a todo vapor já nos primeiros dias de janeiro e que o Executivo também pudesse, ao mesmo tempo, calcado num levantamento minucioso do tal período de transição, trazer àquela Casa, os projetos de seu interesse, que só agora,  por meras questões burocráticas, começam a destravar a máquina pública.  Quem sabe, em 2020, isto ocorra? Na pior das hipóteses ganharíamos tempo.

COMPATILHAR: