A dica de leitura desta semana é o livro “O Meu Pé de Laranja Lima”. esta é a obra mais conhecida do escritor brasileiro José Mauro de Vasconcelos, dedicada ao público infanto-juvenil, mas agradou muito adultos também.

O projeto Resenha Literária “No meio do caminho tem um Livro” é realizado pelas três bibliotecas públicas de Formiga.

O livro, que foi editado várias vezes, é sucesso no Brasil, na América Latina, Europa, China, Coréia e em muitos outros países, tornou-se a obra-prima do autor, fez tanto sucesso, que logo foi lançada na televisão, dando origem a novela, depois cinema e peça teatral.

Lembramos que nesse mês de dezembro, em que a telenovela completa 70 anos no Brasil, ressaltamos esse paralelo interessante entre literatura e arte, a história sai das páginas de um livro e faz sucesso na televisão; cinema e teatro.

Essa é uma história familiar, envolvente, comovente, que mostra as dificuldades de uma família pobre, que vive em constante dificuldade financeira, sempre na miséria, com energia cortada, por falta de pagamento e

ao mesmo tempo convive em uma constante  luta por dias melhores.

Nesse contexto nasceu o menino Zezé, o personagem principal, um garoto que teve uma infância triste, dura, sem saber o que é um presente de Natal, um brinquedo.  Obrigado a aprender tudo sozinho, inclusive a ler.

Zezé é um garoto esperto, cheio de sabedoria de vida, para muitos era considerado um serelepe, peralta.

Crescendo sem muitas perspectivas, Zezé tenta refugiar-se no meio onde vive, cria uma fantasia, coloca alma nos animais e nas árvores… E assim escolhe um pé de laranja lima como seu confidente, amigo, para ouvir suas experiências, travessuras e tristezas…

_ E o Zezé jovem, adulto? Mudará de vida, sairá da pobreza? Alguém o ajudará?

Esse grande clássico da literatura brasileira está disponível na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Sócrates Bezerra de Menezes”, situada na Praça São Vicente Férrer, 140, no Centro de Formiga.

COMPATILHAR: