Formiga

?O prefeito disse que tem verba, mas seis vereadores não aprovaram o projeto?

Na segunda-feira (24), na Câmara Municipal de Formiga, a professora aposentada, Noeme Simões, moradora da rua Rio Tocantins, no bairro Saudade, fez uso da Tribuna do Povo.
Desde o ano passado, ela busca junto à administração, informações sobre a possibilidade de calçamento da rua onde além de residências, há uma igreja e o ateliê de um conhecido artesão da cidade, além de ser acesso para o Parque do Jequitibá.
Durante sua fala, Noeme contou que até agora já conversou com quatro membros do Executivo: secretário adjunto de Obras, Ney Araújo, o chefe de Gabinete José Terra de Oliveira Júnior (Terrinha), o secretário de Fazenda Gonçalo Faria e até mesmo com o prefeito Moacir Ribeiro. ?Foram me mandando de um lugar para outro e nada. Certo dia encontrei com o prefeito no corredor da Prefeitura e ele me disse que a verba para o calçamento da minha rua existe, mas que seis vereadores dessa Casa não aprovaram o projeto, então eu vim aqui para saber o que está realmente acontecendo?, informou a professora aposentada.
Antes de assumir a Tribuna, em conversa com o vereador Evandro Donizete (Piruca), Noeme foi informada que sua rua seria contemplada com calçamento por meio do projeto de mais de R$2 milhões, aprovado por unanimidade naquele mesmo dia. Porém, parte desse montante que é destinado à pavimentação, não contempla tal rua. Apenas diz respeito ao convênio com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop) para a conclusão das obras de duplicação da avenida Vereador José Higino Filho, informação esta, reiterada pelo vereador Arnaldo Gontijo.
Confusa com as informações divergentes, a aposentada disse que ela e a população do bairro onde vive estão cansados desse tipo de situação, e que desejam uma solução para o problema. Ela estendeu ainda, sua indignação pela atual condição em que se encontra a cidade e chegou a se emocionar durante sua fala. ?Morei muitos anos fora, mas sempre fui apaixonada por Formiga, por isso escolhi comprar minha casa aqui, após minha aposentadoria. Fico triste demais em ver a nossa cidade, como ela está! O rio continua em uma situação péssima, ruas totalmente esburacadas e perto da minha casa é fácil ver jovens de boa família usando drogas?.
Diante da afirmação feita pelo prefeito à moradora, que aquela rua só não havia sido asfaltada por causa de um ?boicote? de parte dos vereadores, Arnaldo Gontijo pediu que Noeme perguntasse a cada um dos vereadores (os que compõem a oposição) se já havia dado entrada naquela Casa a algum projeto de calçamento de ruas que houvesse sido rejeitado por eles e se algum dia houve ali, algum projeto citando o calçamento da rua Rio Tocantins. Os questionamentos chegaram a ser feitos para o vereador Luciano Duque, mas o presidente Juarez Carvalho, diante da acalorada troca de palavras entre o vereador e a ocupante da tribuna, optou ?democraticamente? por dispensar Noeme, encerrando o assunto para não estender demais a reunião, já que os tais 10 minutos regimentares, haviam se esgotado.
Sem obter uma resposta concreta que elucidasse sua dúvida, a moradora concluiu sua fala dizendo que estará de olho na administração. ?Ainda não sei onde está a verdade. Cada um diz uma coisa, então vou ficar de olho aqui e na Prefeitura para saber como vai ficar essa situação. O vereador Piruca disse que irá na minha rua na terça-feira para ver como pode ajudar. Enquanto isso vou continuar aguardando?, encerrou Noeme.