O presidente Barack Obama ordenou nesta quinta-feira (19), na Disney World, na Flórida, que os Estados Unidos aumentem a capacidade de processamento de vistos para Brasil e China. De acordo com o presidente, os vistos para os dois países devem ser ampliados em 40% nos próximos doze meses.
A ordem executiva divulgada pela Casa Branca pediu aos ministérios envolvidos para que preparem um plano em 60 dias que assegure que 80% das solicitações de vistos sejam atendidas em até três semanas nesses dois países, salvo exceções que envolvam a segurança do país.
Devido a grande demanda de vistos, funcionários diplomáticos já anunciaram que aumentarão o número de funcionários nas embaixadas de Brasil e China.
Conforme a Casa Branca, a ordem presidencial acontece num contexto de perda de mercado internacional e faz parte de um pacote de estímulo turístico para os EUA.
Quanto mais gente visita os Estados Unidos, mais americanos voltam a trabalhar, disse o presidente em comunicado.
Entre outubro de 2010 e setembro de 2011 (ano fiscal americano), dos 820.000 brasileiros que pediram permissão para viajar aos Estados Unidos 791.000 a obtiveram. A demanda superou em 40% a cifra do ano anterior. Durante o mesmo período, os Estados Unidos concederam 885.000 visas a chineses, ante mais de um milhão de solicitações num aumento de demanda de 34%.

COMPATILHAR: