Um estudo da Universidade de Oxford concluiu que, a cada ano, cerca de 6 mil mulheres de meia-idade ou idosas do Reino Unido desenvolvem câncer por causa do excesso de peso.
A pesquisa, publicada pela Associação Médica Britânica e financiada pelo Cancer Research UK, descobriu ainda que a obesidade responde por 50% dos casos de câncer do útero e de um tipo de câncer do esôfago.
Os cientistas examinaram a incidência do câncer em 1,2 milhões de mulheres com idades entre 50 e 64 anos, durante sete anos. Mais de 45 mil casos de câncer e 17 mil mortes decorrentes da doença ocorreram neste período.
Estimamos que o excesso de peso ou a obesidade respondem por cerca de 6 mil dos 120 mil novos casos de câncer que surgem anualmente em mulheres dessa faixa etária na Reino Unido, disse Gillian Reeves, chefe da equipe responsável pela pesquisa.

Mama e útero

Segundo ela, o estudo mostra que o sobrepeso tem um impacto maior no risco para alguns tipos de câncer. Cerca de 60% desses 6 mil novos casos de câncer a cada ano por causa da obesidade atingem a mama ou o útero, afirmou Reeves.
A pesquisa também descobriu que a ligação entre o peso e o risco de câncer também depende do estágio da vida da mulher.
O risco de câncer de mama por causa da obesidade aumenta apenas depois da menopausa. Já o risco para o câncer de intestino é maior antes deste período.

COMPATILHAR: