Na sexta-feira passada (25), o prefeito Aluísio Veloso/PT recebeu em seu Gabinete, um quadro, encomendado por ele, que retrata uma das lendas da origem do nome de Formiga. A pintura, que tem como título ?Uma Lenda para Formiga?, foi produzida pela artista plástica Maria José Boaventura, sendo a primeira vez que esta cena lendária é retratada por meio de uma pintura.
?Uma Lenda para Formiga? é uma pintura irreal que foi trabalhada a partir do imaginário da artista, retratando a lenda mais conhecida que teria dado origem ao nome da cidade. Segundo a tradição popular, o nome da cidade surgiu graças à denominação dada ao rio que corta o município. Conta-se que um grupo de tropeiros, passando pelo caminho, resolveu parar à beira do rio. Durante a noite, o carregamento de açúcar foi atacado por formigas. Devido a esse episódio, resolveram nomear o rio de rio Formiga. A obra mostra com perfeição o acampamento dos tropeiros e as correições de formigas invadindo as caixas que levavam o açúcar.
A artista teve como referência para trabalhar esta pintura uma fotografia do rio Formiga nas proximidades do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), margeando a avenida Dr. Arnaldo Barbosa, onde há de forma marcante a árvore de ipê amarelo, também retratada na pintura. A foto original tem o crédito de José Luiz Amarante Garcia.
A pintura da vegetação que margeia o rio demonstra características do cerrado com seus ipês, ingás e as quaresmeiras roxas. Este cenário serviu como um plano onde foi colocada a pintura dos lendários tropeiros e as tropas de animais e cargas. Sugere um recanto para uma parada e pouso, num ambiente pitoresco e acolhedor, porém, com a presença constante das formigas que atacavam afoitamente as cargas de alimentos transportadas pelos tropeiros que por aqui adentravam o sertão rumo a Goiás.
A obra é um óleo sobre tela com dimensões de 1 metro de altura por 1,50 metro de largura, sendo iniciada sua produção no mês de julho de 2010 e datada e assinada no mês de fevereiro de 2011.
Para o prefeito Aluísio Veloso, a pintura ?Uma Lenda para Formiga? foi um presente para as gerações atuais e vindouras de Formiga. ?A pintura estimula o imaginário e nos remete a um passado remoto de nossa história. Agora, quero encomendar outra com a lenda dos índios? , afirma o prefeito.
A obra encontra-se exposta no prédio da Prefeitura Municipal de Formiga, na ante-sala do Gabinete do prefeito e foi adquirida pelo valor de R$ 2.500.

COMPATILHAR: