A indicação de leitura da semana é a coletânea de poesias, intitulada “Luz do ser: poesia” do escritor formiguense “Gilberto Basílio”.
O projeto ‘No Meio do Caminho tem um Livro” é idealizado pelas três Bibliotecas Públicas de Formiga
É um livro repleto de histórias, com temas que retratam: sentimentos, ações do cotidiano, pessoas e locais especiais como: biblioteca, teatro, cachoeira, mar, enfim, uma infinidade de elementos que fazem parte do dia a dia do indivíduo ou o transporta para ambientes de lazer, aprendizado, reflexões.
À medida que se folheia as páginas, que se lê os versos e estrofes, um sentimento de liberdade, e ao mesmo tempo uma sensação de estar ligado ao tema invade a vida do leitor.
Quando retrata a figura da mãe, o autor afirma que a mãe é a força que garante os primeiros passos e a trajetória de uma vida que ilumina o futuro. Já o pai, uma aventura que vive o presente, e a criança, a infância de brincadeira na rua, com alegria e esperança.
Gilberto relata: a solidão no cair da noite, quando o cobertor não aquece mais e o coração busca novo sentido; a paixão como sentimento que encoraja antes que o amor apareça; o amar é renunciar, é o sentimento de brandura nos olhos com segurança; o desejo na forma ampla, pois são muitas vontades… e o desejo bem interior que é pura emoção dentro do coração.
Mas, em contrapartida, ele também descreve: a separação, quanta dor causa, fica a lembrança, sem lado vencedor, o que falta é o conhecer a si mesmo; o adeus, com lenço em lágrimas na mão, talvez a despedida que o amor precisa; a luz na saudade, embates que a vida apresenta, perder quem amamos, a força é a Luz Divina, é focar no agradecimento, de quando o amor esteve presente; a contramão, o mundo não consegue entender um coração choroso, pois a humanidade só conjuga o verbo ter.
E assim o autor continua rimando, escrevendo e citando tantos fatos importantes que marcam a vida das pessoas, como a festa junina, o encontro natalino, a ecologia e quantas emoções vividas, sofridas, às vezes felizes, assim como desencontro, reencontro, a alma gêmea.
A obra é uma verdadeira luz do ser, a força que move cada um.
Quer conhecer todos estes poemas?
Este livro está disponível na Secção de Empréstimo da Biblioteca Pública Dr. Sócrates Bezerra de Menezes” localizada na Praça São Vicente Férrer, 140, no Centro de Formiga.
Fonte: Bibliotecas Públicas