Estava previsto para esta segunda-feira (3) o início das obras de canalização dos rios em Formiga, porém, de acordo com o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Paulo Quintiliano, por causa das chuvas, os responsáveis pela empreiteira Soenge Construtora Ltda, de Belo Horizonte, estão esperando as condições do tempo melhorarem para começar os trabalhos.
Paulo Quintiliano contou que o material e o maquinário já chegaram a Formiga e que estão contratando mais pessoas para trabalhar. ?A obra está orçada em R$ 9.300 milhões e a previsão é de 15 meses, ou seja, o término em março do ano que vem? .
Serão construídas valetas e os canos serão inseridos fazendo com que o esgoto não caia mais nos rios. De acordo com o diretor do Saae, as obras terão início no rio Formiga, próximo à avenida JK, no bairro Engenho de Serra e, em seguida, serão feitas no rio Mata Cavalo.
Os recursos para a realização das obras no lado direito dos rios são do governo federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Nesta próxima etapa serão construídos interceptores, emissários e estação elevatória, sendo 19.175 metros de rede de interceptores de esgoto, 1.281 metros de rede de emissários de esgoto e uma estação elevatória de esgoto, com intervenções em vários bairros, às margens dos rios e córregos da cidade.
Serão construídos os interceptores e emissários do Rio Formiga e dos afluentes, como rio Mata Cavalo, córregos Cidade Jardim, do Matadouro, do Engenho de Serra, do Romualdo e parte do Bela Vista, os mesmos correspondem a 70% (20,5 km) da extensão total de todos os interceptores a serem implantados na cidade, que giram, conforme projeto, em torno de 30,5 km. Sendo que ficarão 5,5 km de interceptores a serem construídos em uma terceira etapa.
As obras de canalização do esgoto do lado esquerdo do Rio Formiga foram realizadas em 2005 pela empresa Pantheon Engenharia Ltda.

COMPATILHAR: