Os organizadores da 5ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) reunirão na próxima semana, pesquisadores de cinco universidades federais para participarem da elaboração de um curso online, cuja temática será o Ensino de História da África. A formação será oferecida aos professores do ensino fundamental e médio que participarem da olimpíada como orientadores de equipes.
Pela região Centro Oeste, o historiador Giovani José da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Representando a região Nordeste, Maria Thereza Didier, da Universidade Federal de Pernambuco. A região Norte será representada por Aldrin Figueiredo, da Universidade Federal do Pará. Pela região Sudeste, virá o pesquisador Marcelo Mac Cord, da Universidade Federal Fluminense. E representando a região Sul, José Rivair Macedo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Na Unicamp, o curso será elaborado pelos historiadores do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UNICAMP), Lucilene Reginaldo, Iara Lis Schiavinatto e José Alves de Freitas Neto. Além de contar com a participação da Coordenação da Olimpíada, representada pelas historiadoras Cristina Meneguello e Alessandra Pedro. Todos os professores do encontro são especialistas em ensino e/ou História da África.
Poderão participar da formação apenas os professores participantes da 5ª ONHB, que estiverem orientando uma ou mais equipes de estudantes. O curso terá duração de 45 horas e ao final, os participantes receberão certificado online com assinatura digital, emitido pelo IFCH/Unicamp, atestando o aproveitamento no curso.
Sobre
O curso de formação continuada é uma experiência piloto inédita, que visa responder às demandas apresentadas pelos professores que participaram das edições anteriores da olimpíada. A iniciativa parte do desejo dos organizadores de ampliar o curso de formação já oferecido a um pequeno grupo de professores, após a fase presencial de cada edição da ONHB.

COMPATILHAR: