De acordo com o relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os brasileiros consumiram mais energia em 2012. O documento demonstra que o consumo em 2012 foi 4,2% maior do que em 2011.
Uma das explicações é o aumento do uso de novos aparelhos eletroeletrônicos de refrigeração. Em dezembro de 2012, por exemplo, o aumento das temperaturas acima do esperado no Sudeste, Centro-Oeste e Sul fizeram com que o consumo de energia chegasse a 6,3%.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) da indústria teve um pequeno crescimento, de 84% para 84,1%, entre novembro e dezembro. A taxa se manteve acima da média dos últimos cinco anos (83,6%).
No subsistema Nordeste foi registrada, na comparação anual, o maior crescimento (7,4%). Para a ONS, isso se deve á manutenção do desempenho econômico e à carga de energia das classes comercial e residencial, que é um reflexo do incremento da renda familiar e do avanço do emprego.
Depois, o maior crescimento foi da região Sul. O aumento foi de 5,1%. Já no subsistema Sudeste/ Centro Oeste o número foi (3,5%). O menor crescimento foi registrado na região Norte (1,2%).

COMPATILHAR: