A Polícia Militar por meio da Oitava Companhia Independente de Meio Ambiente e Trânsito de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, finalizou a ?Operação Garimpo?.
Durante a operação, que ocorreu entre os meses de maio e julho, foram apreendidos produtos e subprodutos florestais, equipamentos, máquinas e materiais utilizados na extração mineral. Além dos materiais apreendidos, segundo os militares, foram descobertos vários empreendimentos que funcionavam sem autorização, além de apresentarem áreas degradadas que deixaram de ser recuperadas, depósitos de rejeitos instalados de forma irregular, transporte de blocos de granitos sem nota fiscal e supressão de vegetação nativa em área de preservação permanente.
Nesses empreendimentos, a polícia aplicou cerca de R$ 110 mil em multas ambientais, sendo que várias áreas foram embargadas e diversos boletins de ocorrências foram encaminhados para os órgãos ambientais e ao Ministério Público.
No começo da ação, os policiais mapearam os principais empreendimentos que exploram a atividade mineral nas regiões de Mantena, Aimorés, Ituêta, Resplendor, Conselheiro Pena, Galiléia, São Geraldo do Baixio, Santa Rita do Ituêto e demais distritos que fazem parte desses municípios. Assim, com o auxílio de um helicóptero, os agentes fiscalizadores conseguiram descobrir garimpos ilegais em locais de difícil acesso.
A operação contou com a participação de fiscais da Secretaria de Estado de Fazenda (Receita Estadual) e da Superintendência Regional de Regularização Ambiental (Supram), além de agentes do Instituto Estadual de Florestas(IEF) e da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM).

COMPATILHAR: