Uma operação da Polícia Civil de Minas Gerais, voltada ao combate à violência contra a mulher, resultou na prisão de 47 pessoas nesta sexta-feira (1º). A ação cumpriu 88 mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos e realizou cerca de 600 visitas preventivas a mulheres que possuem medidas protetivas.

A corporação não divulgou detalhes sobre os presos, mas informou que as detenções ocorreram em diversas cidades do estado. Mais de 600 agentes e 200 viaturas foram mobilizados para a operação.

A ação marca o início da campanha Agosto Lilás, dedicada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Ao longo do mês, a Polícia Civil pretende realizar atividades educativas voltadas à conscientização e prevenção desses crimes.

Feminicídios em queda

De acordo com a chefe da Polícia Civil, delegada Letícia Gamboge, o número de feminicídios registrados no primeiro semestre de 2025 caiu 9,6% em relação ao mesmo período de 2024. Foram 75 casos entre janeiro e junho deste ano, contra 83 no mesmo intervalo do ano anterior.

A delegada destacou a importância da denúncia por parte das vítimas. “As vítimas podem fazer o registro das denúncias tanto na delegacia virtual, nas Delegacias da Mulher ou em qualquer delegacia da Polícia Civil. Precisamos que não haja tolerância por parte da mulher vítima porque as Forças de Segurança não vão tolerar crimes contra as mulheres e nós precisamos de receber o registro das ocorrências para atuar”, afirmou.

 

Com informações do Hoje em Dia

 

COMPARTILHAR: