Moradores de Belo Horizonte e outras 11 cidades de Minas são alvo de operação da Polícia Federal (PF) na manhã desta quinta-feira (20) por fraudes no Auxílio Emergencial. Na ação batizada “Subitis Auxilium” são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão. Vinte e cinco contas bancárias foram bloqueadas. 

De acordo com a PF, a investigação teve início após ferramentas de inteligência identificarem pagamentos indevidos. A operação visa identificar a atuação de organizações criminosas. 

“O objetivo é desestruturar ações que causam graves malefícios ao programa assistencial e, por consequência, atingem a toda a parcela da população que necessita dos valores”, informou a instituição.

Segundo a corporação, o esquema criminoso foi identificado através de informações da Base Nacional de Fraudes ao Auxílio Emergencial (BNFAE), mantida pela Coordenação Geral de Repressão a Crimes Fazendários da Polícia Federal. Os pagamentos indevidos foram confirmados pela Caixa Econômica Federal, que comunicou à PF sobre o pagamento fraudulento do auxílio.

Alvos

Após as apurações iniciais, os investigadores realizaram o cruzamento dos dados fornecidos pela Caixa e identificarem imóveis possivelmente vinculados aos titulares das fraudes. As propriedades estão localizadas Belo Horizonte, Nova Lima, Santa Luzia, Governador Valadares e Montes Claros, e são alvo de nove mandados de busca e apreensão nesta manhã.

Em uma 4ª fase da investigação, os agentes relacionaram outras residências supostamente identificadas aos fraudadores, os quais são objeto de oito mandados de busca e apreensão.

Os imóveis estão localizados em Belo Horizonte, Ponte Nova, Lagoa Santa, Sete Lagoas, Paracatu, Uberaba, São Sebastião do Paraíso e São Francisco, sendo também realizados bloqueios de 25 contas bancárias ligadas aos investigados.

“Importante registrar que o inquérito policial referente a 1ª e 2ª fases da Operação Subitis Auxiulium foi finalizado com 48 pessoas indiciadas em vários crimes, dentre eles furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro, de acordo com cada caso investigado, além do bloqueio de dezenas de contas bancárias, sendo cumpridos, em 2021, 80 mandados de busca e apreensão em imóveis ligados aos investigados, 17 bloqueios de contas e 13 medidas cautelares diversas da prisão vinculados ao citado inquérito”, explica a PF.

Fonte: Hoje em Dia

COMPATILHAR: