Na manhã deste sábado (20), a Santa Casa de Caridade de Formiga realizou mais uma captação de órgãos para doação.

A paciente Renata Caroline Cunha, de 22 anos, sofreu um acidente quando conduzia uma motocicleta pela avenida Deputado João Pimenta da Veiga, na terça-feira (16), e constatou-se a morte encefálica na quinta-feira (18), quando a família optou por fazer a doação de alguns órgãos.

Duas equipes médicas, composta por sete profissionais, do Hospital Felício Rocho e do Hospital das Clínicas, de Belo Horizonte, foram responsáveis por captar os órgãos e destiná-los para doação. Os órgãos doados foram os rins, pâncreas e fígado. O procedimento para retirada destes órgãos deu início por volta das 11h com previsão de duração de, aproximadamente, três horas.

Apoio do Corpo de Bombeiros

O 5º Pelotão do Corpo de Bombeiros realizou o apoio ao Batalhão de Operações Aéreas do CBMMG, durante o trajeto até o Aeroporto Capitão Aviador Fernando Barbosa, localizado às margens da BR-354.

A guarnição na viatura ABTS realizou a prevenção de acidente, no pouso e decolagem da aeronave Arcanjo 07 e outras duas guarnições nas viaturas apoiaram o transporte dos órgãos e das equipes médicas do MG Transplantes.

Os órgãos foram encaminhados para Belo Horizonte.

Doação de órgãos

A doação de órgãos é um ato nobre que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser única esperança de vida ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação.

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.

Em um cenário de pandemia, como a da Covid-19, é possível sim e superimportante a captação de órgãos para doação.

 Segundo o diretor técnico da Santa Casa de Formiga, Yuri Amorim Braga, para a captação neste momento é necessário que o paciente teste negativo para Covid-19. O teste da paciente testou negativo, sendo assim possível realizar a captação dos órgãos.

Fontes: Assessoria Santa Casa e Corpo de Bombeiros

COMPATILHAR: