A histórica Ouro Preto, na região Central de Minas, deve receber a infraestrutura necessária para implantação da tecnologia 5G de telefonia celular ainda neste ano. Na última quarta-feira (17), a Prefeitura assinou um contrato com a empresa IHS Brasil, especializada na construção de torres de transmissão.

Segundo o prefeito Angelo Oswaldo, o estudo de implantação das torres do sistema 5G foi realizado com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). “Nós avançamos agora com a tecnologia 5G, que é uma conquista da maior importância para o avanço da nossa cidade, sendo que, sem isso, nós estaríamos condenados a um ritmo moroso e completamente em descompasso com a atualidade nacional e internacional”.

O CEO da IHS Brasil, Michel Levy, explicou que a empresa deve conciliar tecnologia, meio ambiente e paisagem histórica, criando uma solução que seja sustentável, ágil, “respeitando o entorno e as características urbanas, em locais como parques e praças públicas, com menor impacto visual”.

A ideia é que as antenas 5G estejam “camufladas” no mobiliário urbano. Elas são integradas às características do ambiente, como bancos de praça, que podem acomodar em seu interior toda a infraestrutura de telecomunicação.

Além disso, serão criadas “floreiras”, estruturas que servem como rack para abrigar equipamentos, e que são cobertas por flores na parte de cima. Elas são complementadas por postes de rua cilíndricos, semelhantes aos de iluminação, que guardarão no interior os equipamentos e acessórios necessários para o serviço móvel de comunicação, gerando menor impacto visual na cidade histórica.

Fonte: Hoje em Dia

 

COMPATILHAR: