O outono começa nesta quinta-feira (20) e, com o seu início, virão os dias típicos da estação que se caracterizam por temperaturas mais quentes pela manhã e mais frias no final do dia.
A estação terá início oficialmente às 13h57 desta quinta e termina às 7h51 de 21 de junho próximo. De acordo com o meteorologista Arthur Chaves de Paiva Neto, da Companhia Energética de Minas Gerais ? Cemig, a passagem de frentes frias que antes causavam pancadas fortes de chuva começa a provocar quedas de temperatura, semelhantes àquelas de inverno, enquanto o volume das chuvas diminui.

Outra característica importante é que, no decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% de umidade relativa do ar, em alguns dias de maio e junho. As condições de tempo apresentam mudanças relativamente rápidas, com maior probabilidade de ocorrência de nevoeiros e geadas nas primeiras horas do dia nas regiões serranas do Estado.

Segundo Arthur Chaves, durante a estação é possível ainda a formação de inversão térmica, fenômeno que ocorre quando a temperatura da atmosfera na superfície é menor do que nos níveis acima, impedindo a rápida dissipação dos poluentes e, consequentemente, piorando a qualidade do ar nas cidades. A inversão térmica acontece com maior frequência no final de maio e em junho.

Neste ano, assim como em 2013, o outono não sofrerá a influência de fenômenos naturais como o El Niño e La Niña e, por isso, deve apresentar condições atmosféricas próximas às usuais na maioria das regiões. No Sul de Minas, Zona da Mata e nas regiões Oeste e Central do estado, as temperaturas médias ficarão um pouco acima do normal para a estação, com a possibilidade de que, em alguns dias, os termômetros fiquem acima ou abaixo dos valores esperados.

Com relação às chuvas, o meteorologista da Cemig afirma que há previsão de dois períodos distintos durante a estação. No primeiro, que prossegue até o final de abril, são esperados valores abaixo da média de chuvas para o Norte e Leste de Minas e na média para as demais regiões. Já no segundo período, que corresponde aos meses de maio e junho, a possibilidade é de que as chuvas fiquem acima da média para a estação em todo o Estado, ressaltando que a média das chuvas durante o outono é bem menor que aquela apresentada no verão.

COMPATILHAR: