O movimento ?Outubro Rosa? mundialmente comemorado no décimo mês do ano em prol da prevenção do câncer de mama está sendo realizado também em Formiga.

As ações no município estão sendo feitas pela Secretaria de Saúde, que preparou palestras referentes ao autoexame da mama, prevenção, motivação pessoal, dimensões do câncer de mama e esclarecimentos de dúvidas sobre a doença.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações estão sendo desenvolvidas por uma equipe qualificada que atua nos postos de saúde e por estudantes do Unifor-MG. Em média, 80 mulheres de cada PSF participaram dos eventos.

O câncer da mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres em todo o mundo, sendo 1,38 milhões de novos casos e 458 mil mortes pela doença por ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A proporção de câncer de mama em homens e mulheres é de 1:100 – ou seja, para cada 100 mulheres com câncer de mama, um homem terá a doença. No Brasil, o Ministério da Saúde estima 52.680 novos casos neste ano, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres. Segundo dados da Sociedade Brasileira de Mastologia, cerca de uma a cada 12 mulheres terão um tumor nas mamas até os 90 anos de idade.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente ao diagnostico tardio da doença e a demora no atendimento para prevenção, e tratamento do câncer no Sistema Único de Saúde (SUS).

Outubro Rosa

Desde 2008, o Outubro Rosa passou a ser celebrado em todo o país. O nome do evento remete à cor do laço rosa que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama, com o objetivo de chamar a atenção para o diagnóstico precoce da doença.
Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, etc surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar à iluminação já existente.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Isso faz que a iluminação em rosa assuma importante papel, pois tornou-se uma leitura visual, compreendida em qualquer lugar no mundo.

(Com portais Inca e Outubro Rosa)

COMPATILHAR: