A cantora americana Avery, de 30 anos, usou as redes sociais para contar que desenvolveu osteoporose após usar Ozempic por um ano. “Por favor, tomem cuidado com Ozempic, se vocês não são pessoas que precisam tomar”, escreveu. O alerta para o uso indiscriminado do medicamento é válido, mas será que existe relação entre o remédio e a doença?
Para responder essa e outras perguntas, a Itatiaia conversou com o professor Humberto Batista, médico endocrinologista da Faculdade Ciências e do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O especialista explica, primeiramente, o que é a osteoporose: uma doença em que o osso — em especial as estruturas ósseas da coluna lombar e o fêmur — perde a calcificação ideal. “Digamos assim: é como se o osso ficasse mais ‘fraco’, aumentando a chance de você ter uma fratura. Muitas vezes, pode não ter qualquer sintoma, e o primeiro indicativo ser você quebrar o osso”, disse.
Ozempic e osteoporose
“Essa história de osteoporose e uso de semaglutida (Ozempic e Wegovy) vem de um estudo bem elaborado, de 2024“, disse. De acordo com Batista, a pesquisa avaliou três grupos:
1) pessoas que faziam atividade física;
2) pessoas que faziam atividade física e usavam essa classe de medicamentos;
3) aquelas que faziam apenas atividade física.
O médico explica que a conclusão do estudo foi que atividade física protege os ossos. “Obviamente isso é o esperado. O exercício físico é a melhor recomendação para preservar as estruturas ósseas, especialmente a musculação – lembrando sempre que deve ser assistido e seguro -, pois o melhor remédio para osteoporose é evitar as quedas”, disse.
Conforme o especialista, nesse estudo, foi percebido que quem usava esse grupo de remédios sem fazer atividade física perdia massa óssea. “Mas isso não quer dizer que seja o medicamento o causador da osteoporose. A osteoporose tem muitas causas, diversos medicamentos, práticas e estilos de vida e doenças endocrinológicas”, acrescentou.
Sendo assim, o professor explica não haver evidências científicas suficientes para dizer quer Ozempic causa osteoporose. “Seria leviano, como pesquisador e professor, com as atuais publicações e estudos científicos, dizer que Ozempic/Wegovy é causadora de osteoporose. Há muito pouca evidência direta que sugira a ligação”, informou.
Perda de peso rápida
Contudo, independentemente do medicamento, segundo o médico, a perda de peso rápida e acentuada pode causar redução da massa gorda, da massa óssea e de massa muscular.
“Por isso, é muito importante destacarmos que o tratamento do excesso de peso tem que ser acompanhado por um médico especialista que não opte por fórmulas mágicas e que acompanhe o seu paciente”, disse.
Fonte: Larissa Ricci/Itatiaia