Cientistas do Colégio Imperial de Londres estimaram que a taxa de transmissão do novo coronavírus entre humanos é de duas a três pessoas para cada paciente infectado. O relatório, divulgado no sábado (25), ainda é preliminar e foi feito a partir de modelos computacionais baseados em dados de epidemias anteriores.

“Em média, cada caso infectou 2,6 (faixa de incerteza: 1,5-3,5) pessoas até 18 de janeiro de 2020”, diz o documento. “[o cálculo é] com base em uma análise que combina estimativas anteriores do surto em Wuhan, com a modelagem computacional do potencial de trajetória de epidemias.”

Segundo os pesquisadores, para serem efetivas, as medidas de controle do surto de coronavírus têm que bloquear ao menos 60% das transmissões. Os cientistas destacam as ações de isolamento para a redução de danos, uma vez que ainda não há uma vacina contra este novo vírus.

“Caso a transmissão continue na mesma taxa atual, dependemos apenas da eficácia das medidas de controle implementadas na China para controlar o surto”, diz o relatório.

Vacinas contra o vírus

A Coalizão de Inovações em Preparação para Epidemias (Cepi) – grupo internacional para o controle de doenças – anunciou na quinta um fundo para apoiar três programas de desenvolvimento de vacinas contra o 2019-nCoV, o novo coronavírus.

Rússia, por meio de seu órgão regulador, também havia anunciado que está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina contra o coronavírus.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) pediu a cientistas de todo o mundo que estejam estudando o novo coronavírus compartilhem suas descobertas com a instituição mesmo sem a publicação oficial em periódicos oficiais.

Raio X do novo coronavírus – VALE ESTE — Foto: Amanda Paes e Cido Gonçalves/Arte G1


Mais de 2 mil casos confirmados

Nesta segunda-feira (27) as autoridades chinesas atualizaram para 81 o número de mortos por coronavírus na China. Das 81 mortes, 76 aconteceram na província de Hubei, onde fica a cidade de Wuhan, considerada o epicentro da doença. O país anunciou ainda que chegou a 2.761 casos suspeitos, sendo 2.744 na China e 17 nos territórios de Hong Kong, Macau e Taiwan.

Especialistas suspeitam que o número de pessoas infectadas seja muito maior, já que o vírus pode se espalhar antes que apareçam os sintomas, como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar.

O ministro da Comissão Nacional de Saúde da China, Ma Xiaowei, disse no domingo (26) que a capacidade de transmissão do coronavírus está se fortalecendo e reforçou as ações de contenção, que até agora incluem restrições de transporte e viagens e o cancelamento de grandes eventos, serão intensificados.

Casos de coronavírus pelo mundo — Foto: Arte/G1

 

Fonte: G1||
COMPATILHAR: