Pacientes que esperam pelas mais diversas cirurgias estiveram na Câmara Municipal, na segunda-feira (18). Com o apoio dos vereadores, eles reivindicaram mais agilidade por parte da Secretaria de Saúde, para que essa situação seja sanada.
Carlos Aparecido Castro está esperando por uma cirurgia de próstata. Desde novembro do ano passado, ele usa uma sonda e gasta mais de R$200 por mês.
Vicente Flausino espera por uma cirurgia de catarata, desde setembro de 2012. Já Nilza Castro está com um caroço no pescoço, que pode ser um tumor. Ela espera pela cirurgia desde setembro de 2011. Todas as cirurgias são de urgência.
Arnaldo Gontijo/PSL ressaltou que foi até a Secretaria de Saúde e contou que ninguém no local soube informar sobre a documentação da paciente Nilza Castro. ?Queria questionar e, em forma de pedidos de providência, que nos respondessem sobre esses casos. É um desconforto eles terem que vir aqui?.
Para José Geraldo da Cunha (Cabo Cunha/PMN), é muita humilhação os pacientes terem que ir à Câmara solicitar ajuda. ?É preciso eles virem aqui para mostrar para a sociedade o que o Executivo não consegue fazer. Independente de ser 20 ou 30 dias que o Executivo está no poder. Em dois meses, não fez quase nada na Saúde. Está faltando medicamentos e a Saúde está pior do que antes?.
Mauro César/PMDB disse que o caso de Carlos Aparecido já está sendo solucionado e que ele depende da Central de Leitos. ?A Secretaria de Saúde já está com o caso dele em mãos. É ordem que o caso dele seja agilizado?, contou.
Na Prefeitura
Em entrevista ao jornal Nova Imprensa e ao portal Últimas Notícias, o secretário de Saúde, Rafael Tomé, ressaltou que a atual administração está à frente dos trabalhos apenas 45 dias. ?Estamos resolvendo esses casos na medida do possível, para tentar solucioná-los nesse primeiro semestre?.
O secretário disse ainda que estava agendada uma visita à Câmara Municipal na segunda-feira, porém, participou de uma reunião da Comissão de Intergestores Regional Ampliada, e que sua ida à reunião da Câmara será na próxima segunda-feira (25).

COMPATILHAR: