No dia 19 de setembro, Pains sediará o 5º Encontro de Bandas, uma realização da Banda de Música Santa Cecília em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. As festividades ocorrerão na praça Juca Maneca e terão início às 8h, com encerramento previsto para as 15h.
De acordo com a chefe da seção de Cultura, Renata de Paulo, foram convidadas 16 corporações musicais. Ela enfatiza a importância desse evento ?a administração municipal, ciente do valor cultural que as bandas de música de coreto representam na composição da rica cultura mineira, apóia plenamente a realização de mais esta ação cultural.?
As cidades convidadas foram: Martinho Campos, Santo Antônio do Monte, Formiga, Carmo da Mata, Maravilhas, Papagaios, Nazareno, Itumirim, Candeias, Piumhi, Arcos, Campos Altos, Lagoa da Prata, Cana Verde e Perdões.
2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural de Pains
No mesmo dia do 5º Encontro de Bandas, a Biblioteca Pública Municipal Professora Maria Machado Goulart realizará uma das atividades da 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural de Pains, na Praça Juca Maneca, mesmo local da apresentacao das.
A Jornada Mineira tem a coordenação da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG).
O evento busca promover o patrimônio cultural de Minas Gerais por meio da realização de diversas ações integradas, como festivais, exposições, seminários, cursos e oficinas, com a intenção de transmitir valores culturais e levar a sociedade a ter um papel mais ativo na preservação da memória.
As ações estão sendo desenvolvidas durante o mês de setembro.
Programação da 2ª Jornada Mineira do Patrimônio Cultural
Período: 1º a 3 de setembro
Exposição Juscelino Kubitschek : Um mineiro de destaque
Local: Hall da Prefeitura Municipal
Período: 5 a 11 de setembro
Exposição 1: Fé e Cultura
Exposição 2: Gente que faz a história: Remancina Cândida de Paiva, Meire Vilela Mesquita e Aparecida Ribeiro Chaves da Silva, suas contribuições para a cultura painense.
Local: Biblioteca Municipal Professora Maria Machado Goulart

Período: 19 de setembro
Horário: 13h
Exposição/teatro : Exposição Literária ? Monteiro Lobato: sabedoria de um mestre (valorização e divulgação de autores brasileiros)
Local: Praça Juca Maneca

Período: De 22 a 30 de setembro
Horário: das 14h às 18h
Exposição do Acerco do MAC
Local: Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco ? MAC.

COMPATILHAR: