O Brasil é o 18º país com mais homicídios no mundo, ficando atrás, principalmente, de países da África, segundo um levantamento pelo Instituto Avante Brasil (IAB) de São Paulo. De acordo com os dados, o Brasil tem uma taxa de 27,4 homicídios para cada grupo de cem mil pessoas. O país com mais mortes é Honduras que tem índice de 91,6 mortes para cada cem mil habitantes.
O jurista paulista Luiz Flávio Gomes afirmou que acima de dez mortes para cada cem mil pessoas, que é o caso do Brasil, já se considera que o país está em uma epidemia de violência. Segundo ele, no Brasil, o principal problema para essa epidemia é a desigualdade social.
As diferenças sociais geram conflitos e confrontos que resultam em mortes. Além disso, falta atuação eficaz do poder público. A polícia, por exemplo, só descobre a autoria de 8% dos crimes que investiga, afirmou. O jurista afirma que a situação da violência no país está aumentando desde 1983.
O levantamento fez um comparativo entre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)), dos países e as taxas de homicídios deles. O que observamos é que, quanto mais alto o IDH, menor a taxa de homicídio, relatou Gomes.

Comentários
COMPATILHAR: