Com o mercado cada vez mais competitivo, o poder de compra e venda das empresas vem mudando ao longo dos anos. Foi pensando nessas mudanças que a Acif e a CDL realizaram, no dia 20 de outubro, na sede da Acif, a palestra Comércio Exterior: vantagens e desafios de se internacionalizar.
O encontro contou com a participação de aproximadamente 10 empresas formiguenses, de diversos segmentos, que já pensam em exportar ou importar seus produtos.
?O comércio internacional está aberto para qualquer empresa, seja ela de pequeno, médio e grande porte. Este tipo de mercado pode fazer com que a cidade cresça ainda mais?, comentou o palestrante e diretor da Fragata International, Públio Modesto.
Segundo o palestrante, tudo é uma questão de planejamento, para que todos tenham acesso ao mercado internacional. ?Se as empresas se programarem, elas podem sim fazer parte desse nicho de mercado, sendo ele importador ou exportador?.
O responsável pela Fragata Internatinonal em Minas Gerais, Mário Murari, que também esteve presente na palestra ressaltou a importância de se ter empresas especializadas em auxiliar na hora da importação ou exportação, que é o caso da Fragata. ?Atualmente, os gestores das empresas estão pesando no mercado global, pensando sempre em atingir algo a mais. No passado, algumas empresas se internacionalizavam por questão de status, hoje isso é feito por questão de estratégia?.
A palestra abordou os seguintes tópicos: Roteiro básico para internacionalização das empresas; Registro de Exportador e Importador – Radar Comercial ? Siscomex; Siscomex, Sistema Integrado de Comércio Exterior; Blocos Econômicos e benefícios tributários; Documentos aduaneiros para exportação e importação; Ambiente Aduaneiro; Classificação das exportações e importações brasileiras; Introdução a precificação para exportação e importação.

COMPATILHAR: