A presidente Dilma Rousseff fez seu primeiro pronunciamento do segundo mandato, veiculado em rede nacional de rádio e TV a partir das 20h40 deste domingo (8), Dia Internacional da Mulher.Durante pronunciamento, Dilma admitiu dificuldades econômicas no país e pediu paciência aos brasileiros.
Enquanto o pronunciamento era exibido, houve um ?panelaço? em protesto contra a presidente em algumas cidades do país. Gritos, vaias, panelas batendo e buzinas foram ouvidos em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Curitiba e Goiânia.
Várias pessoas receberam a convocação para participar do panelaço pelo WhatsApp e por redes sociais. Uma das mensagens dizia o seguinte: PANELAÇO NAS JANELAS, no momento do pronunciamento da presidente Dilma em rede nacional em comemoração ao dia internacional da Mulher, oportunidade em que defenderá o governo e lançará um pacote anticorrupção. Vamos todos para as janelas e vaiar muito. Tb vale disparar alarmes de casas e carros! Passe adiante!.
Para o PT ‘panelaço’ foi um fracasso
O secretário nacional de Comunicação do PT, José Américo Dias, e o vice-presidente do partido, Alberto Cantalice, disseram em entrevista ao site oficial da sigla que o panelaço em protesto contra a presidente Dilma Rousseff, fracassou em seu objetivo. Foi um movimento restrito, que não se ampliou como queriam seus organizadores?, afirmou o secretário José Américo.
Ele diz ainda que há indícios de que o movimento é financiado pela oposição. ?Tem circulado clipes eletrônicos sofisticados nas redes, o que indica a presença e o financiamento de partidos de oposição a essa mobilização?.
Cantalice, ao criticar o movimento, falou em golpe. ?Existe uma orquestração com viés golpista que parte principalmente dos setores da burguesia e da classe média alta?, afirmou o petista.
Confira vídeos feitos em algumas capitais do país
Bairro Gutierrez em Belo Horizonte:
Avenida Sumaré, em São Paulo (SP):
Bairro Águas Claras em Brasília:
Praia do Canto, Vitória, Espírito Santo: