O papa Francisco segue estável em relação aos dias anteriores e nesta quinta-feira (6), o pontífice não apresentou episódios de insuficiência respiratória, de acordo com o novo boletim médico divulgado pelo Vaticano. Ainda conforme o comunicado, o Santo Padre continua recebendo a fisioterapia respiratória e motora.
“Os parâmetros hemodinâmicos e os exames de sangue permaneceram estáveis. Ele não apresentou febre. Os médicos ainda mantêm o prognóstico reservado, considerando a estabilidade do quadro clínico, o próximo boletim médico será divulgado no sábado”, disse.
Após boa noite de sono, o papa se dedicou a algumas atividades de trabalho durante a manhã e à tarde, alternando descanso e oração. Ele recebeu também a Eucaristia, informou o comunicado.
Internado há 21 dias, desde o dia 14 de fevereiro, no Hospital Gemelli de Roma, o pontífice foi diagnosticado com pneumonia bilateral – que atinge os dois pulmões.
Histórico de saúde do papa
O chefe da Igreja Católica, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos. As doenças o forçaram a adiar excursões ou descansar por alguns dias devido a dores no joelho e no quadril, e até mesmo a passar por uma cirurgia abdominal.
Em 2023, Francisco, que teve parte de um dos pulmões removido quando era jovem, ficou hospitalizado por três noites com bronquite e se recuperou com antibióticos. Quando ele era jovem, parte de um dos seus pulmões foi removido. Em dezembro do mesmo ano, também devido a uma bronquite, o pontífice desistiu de participar na COP28 de Dubai, a grande reunião de cúpula anual do clima, organizada pelas Nações Unidas.
No dia 14 de fevereiro deste ano, o papa também foi hospitalizado por quadro de bronquite. Depois teve novo diagnóstico de infecção polimicrobiana e em seguida pneumonia nos dois pulmões.
Fonte: Talyssa Lima-Itatiaia