Como parte da celebração do centenário da presença dehoniana em Formiga, a Paróquia São Vicente Férrer realizará nesta sexta-feira (18) um concerto com o órgão de tubos.
O músico Antônio Olímpio Nogueira irá tocar o instrumento, que chegou à cidade por intermédio de um padre dehoniano, o sacerdote Remaclo Fóxius.
De acordo com informações do portal Tribuna Centro-Oeste, a apresentação começará às 20h após a missa e deve ter duração de uma hora. Alguns convidados do organista irão participar do evento. A última vez que houve um concerto na Matriz foi em 2017 por ocasião da comemoração dos 80 anos do órgão. A igreja tem capacidade para cerca de 500 pessoas. O órgão é tocado nas missas do primeiro domingo de cada mês, às 7h.
O músico
O organista Antônio Olímpio Nogueira nasceu em Formiga, onde iniciou seus estudos de música com o professor Marconi Montoli. Ele aprendeu primeiramente a tocar violão, mas incluiu teclado e canto quando se mudou para Belo Horizonte. Na capital mineira, ele cursou Teoria e Harmonia Tradicional na Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), além de outros cursos na área de composição, análise, apreciação e estética musical, no Festival de Inverno de Ouro Preto e na Fundação de Educação Artística.
Nogueira integrou vários conjuntos musicais, como o Coral da Petrobras, o Coro Contemporâneo de Belo Horizonte, o Corpo Coral Estável da Escola de Música da UFMG e o Coral Lírico de Minas Gerais, da Fundação Clóvis Salgado. Ele ainda participou de montagens e apresentações de óperas, cantatas e oratórios de todos os estilos, de Mozart a Schönberg, Lobo de Mesquita a Villa-Lobos, sob a regência de grandes nomes nacionais e internacionais.
O formiguense protagonizou apresentações em Minas e em outros estados, como Paraná e o Distrito Federal. Atualmente, é organista na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes, em Belo Horizonte, além de acompanhador e preparador de cantores, instrumentistas e grupos vocais e instrumentais.
Fonte: Tribuna Centro-Oeste