Há 100 anos, a Paróquia São Vicente Férrer era entregue aos padres da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Para celebrar o centenário da presença dehoniana em Formiga, a paróquia divulgou um cronograma de atividades. Uma delas é a Celebração Eucarística que será realizada no dia 26 de novembro, às 19h, na Matriz São Vicente Férrer. As informações são do portal Tribuna Centro-Oeste

No próximo dia 17 começa uma novena que concluída no dia 25 de novembro. Também no dia 17 haverá a inauguração do Monumento alusivo ao Centenário. No dia 18, está marcado um concerto musical com o órgão de tubos.

No dia seguinte (19), ocorre o Evangeliza Show no Vicentão com participação da Fraternidade São João Paulo II. No dia 20, será a abertura da Exposição do Centenário, após a missa das 9h30. No dia 21 de novembro, ocorrerá a reabertura do Museu Sacro.

História

A 14 de julho de 1.832, o Decreto da Regência elevava à Paróquia diversos Curatos da Província de Minas Gerais, dentre eles o de Formiga. Nesta época, estava em vigor o regime do Padroado, que facultava ao soberano o direito de criar dioceses, paróquias e de escolher os bispos.

Em 1922, o bispo de Aterrado (atual Luz), Dom Manuel Nunes Coelho, confiou a paróquia formiguense aos sacerdotes do Coração de Jesus. No dia 26 de novembro de 1922, chegaram a Formiga os dois primeiros dehonianos: Padre José Fidelis Fóxius (pároco de 22 a 24) e Padre Vicente Schaffhausen.

Segundo o site da paróquia, os padres do Sagrado Coração de Jesus promoveram o carisma de Leão Dehon, considerado o fundador da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus. Eles aplicavam seus ensinamentos na vida paroquial através da missa diária; adoração diária na matriz; as obras sociais da paróquia; os veículos de comunicação; o atendimento paroquial e outros aspectos.

Os primeiros párocos de Formiga foram os padres José Fóxius, Pedro Storms, Remaclo Fóxius, Mauro Jungklaus, Inocêncio Warmling, Nicolau, Alírio Garcia, Cornélio Korovsky, Daniel Nascimento, Leonardo Hellman, Aloísio Hellman, Claudio Weber, Felipe Dalcegio, José Luis de Gouvêa, Aurélio Pereira, Marcelo Alves dos Reis e novamente Felipe Dalcegio.

Fonte: Tribuna Centro-Oeste

COMPATILHAR: