O prazo para que as escolas públicas possam se inscrever na 4ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas termina no próximo dia 16 (sexta-feira). Por isso, na última segunda-feira (12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu que prefeitos estimulassem a participação das escolas, este ano.
Em 2007, cerca de 17,3 milhões de estudantes de mais de 38.450 escolas do país participaram da 3ª edição do concurso. Os três mil vencedores receberam, além de medalhas, bolsas do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) no valor de R$ 100 mensais, durante o período de um ano.
As inscrições devem ser feitas pelas escolas públicas, e não individualmente, através do site www.obmep.org.br. Todos os alunos inscritos em 2008 nas escolas públicas brasileiras podem participar. A primeira fase das provas acontece dia 26 de agosto e a divulgação dos candidatos classificados, no dia 15 de outubro. Já a segunda fase será realizada em 8 de novembro.
O Estado de Minas aparece no quadro geral de escolas inscritas, em primeiro lugar, concorrendo com alunos de nada menos que 69 escolas.
Destas, 6 escolas inscritas são da cidade de Formiga que também se destaca em outras olimpíadas de importância nacional, com as seguintes participações:
OMM – Olimpíada Mineira da Matemática (1 escola inscrita); Olimpíada da Língua Portuguesa (13 inscritas); Soletrando ? (6 escolas participantes).

COMPATILHAR: