As articulações políticas para as Eleições Municipais que ocorrem em outubro deste ano já começaram.
O PT apresentou os seis pré-candidatos a prefeito, em setembro do ano passado. São eles: Adélfio Mendonça, Elizaldo Frade, Joice Alvarenga, Maurílio Leão, Marcos Ferreira e Vitória Ramos.
O Partido Socialista Brasileiro (PSB) apresentou, nesta semana, seus três pré-candidatos para disputar o cargo de prefeito de Formiga. Os nomes são: o vereador Gonçalo Faria, o vice-prefeito Antônio Carlos Lamounier, conhecido como Antônio Metralha e o médico Concéssio Batista.
O presidente do PSB municipal, Elton Costa, contou que na quarta feira (25), a Comissão Executiva Municipal se reuniu no consultório de Concéssio Batista e definiu que a agremiação terá candidatura própria à sucessão do prefeito Aluísio Veloso/PT e os nomes escolhidos foram de forma consensual.
Durante a reunião, Elton Costa, apresentou a relação das pré-candidaturas a Câmara Municipal para o pleito de 2012. ?Temos 35 pré-candidaturas à Câmara Municipal. São competitivas, sendo 11 mulheres e 24 homens. Ressalto que somos o partido no município que mais tem pré-candidatas. Estes nomes estão engajados não só na construção partidária, mas em um projeto político?.
Nas eleições de 2008, o PSB obteve 4.500 votos, 12% do eleitorado, com 10 candidatos, sendo três mulheres, elegendo o atual vereador Gonçalo Faria, o quinto mais votado com 1.348 votos e o vice-prefeito Antonio Lamounier. Já em 2012, este número acompanhou o crescimento da agremiação com 35 pré-candidaturas à Câmara Municipal e três pré-candidaturas a prefeito.
O secretário de Estratégias Políticas, Matheus Augustus, também fez uma retrospectiva dos últimos anos e lembrou os principais desafios para o próximo pleito, como a meta de ter uma candidatura própria a prefeito e eleger quatro vereadores. ?Temos grandes nomes para prefeito e para a Câmara Municipal. Todavia, neste momento apresentamos as pré-candidaturas do atual vice-prefeito Antônio Metralha, do conceituado pediatra Concéssio Batista e do atual presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Faria. São ótimos nomes. Somos um partido aliancista, e trabalhamos para servir a sociedade. Não estamos lançando estas pré-candidaturas como uma imposição ou uma ditadura partidária, mas como alternativa para a continuidade do que iniciamos em 2004 e com a reeleição em 2008 do prefeito Aluísio Veloso?.
Presente na reunião, o vice-prefeito de Formiga Antônio Lamounier afirmou que a ação ética e competente da atual direção é que garantiu o crescimento do PSB, o que reflete no grande número de filiações de qualidade que ocorreu em 2011. ?As pessoas se aproximam pela história de coerência que nós socialistas construímos até agora?.
O médico Concéssio Batista destacou a importância dos trabalhos de agora em diante para as eleições. ?O partido decidiu dessa forma, de lançar esses três pré-candidatos, agora, vamos começar as articulações, mas foi relevante essa iniciativa do PSB em lançar um candidato a prefeito?.
Já Gonçalo Faria ressaltou que ?o PSB cresce porque busca a justiça social, os pré-candidatos apresentados estão comprometidos com Formiga. Se eu for o indicado, farei tudo para honrar a legenda e os companheiros. O povo de Formiga merece o nosso respeito e trabalho sério?, ressaltou o vereador.
O vice-presidente da legenda, Cleuton Lima, destacou que o PSB tem ?causas, compromissos e atitudes que não se desviam durante o caminho iniciado em 2005?. Para o militante, estes fatores são os pilares para o crescimento da legenda não só no município, mas principalmente no cenário nacional.
Elton Costa afirmou que o critério para a escolha do nome que concorrerá ao cargo de prefeito terá como parâmetros densidade eleitoral, poder de aglutinação e aporte financeiro. ?A ideia é nos próximos meses debatermos com outras agremiações, como já estamos fazendo, e construirmos um projeto político. Mas sem imposição. Vamos realizar duas pesquisas quantitativas e qualitativas, para enfim anunciarmos quem será o candidato socialista a sucessão do prefeito Aluísio Veloso. Este é um momento de ficarmos ?surdos? de falar e ?roucos? de ouvir?, disse.
PT
Membros do PT e do PTB estiveram reunidos na segunda-feira (23).
O Partido dos Trabalhadores de Formiga iniciou encontros com outros partidos locais no ano passado como parte de ações definidas no dia 22 de julho. Desde então, já aconteceram reuniões com o PSB, PCdoB, PDT, PSC, PMDB, PV e PSD.
De acordo com o PT, na reunião entre o PTB foram definidos: o arco de alianças, preparação de uma candidatura a deputado da cidade, continuidade ao projeto do governo atual, elaboração do programa de governo conjunto, definir projeto de administração co-participativa, realizar pesquisas para conhecer a situação política local e perfil de candidatura.
PT e PTB agendarão outros encontros para buscar a definição de possível caminhada durante as eleições 2012.
PTB
O presidente do PTB, Fabrício Mundim, disse que teve apenas uma conversa informal com membros do PT e não foi firmado nem um arco de aliança.
PSDB
Neste sábado (28), o PSDB, representado pelo presidente Bruno Montarroios, foi convidado a se reunir com o PT. O encontro entre as duas legendas deverá ser marcado após reunião da Executiva do PSDB, que irá explanar sobre o assunto.
O PSDB fez parte da coligação que elegeu o prefeito Aluísio Veloso em 2004. Após eleito, o prefeito Aluísio convidou para fazer parte de seu secretariado, o engenheiro Rodrigo Bahia, então filiado ao PSDB, que desde então dirige a Secretaria Municipal de Obras e Trânsito.
PCdoB
O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) está convocando todos os filiados, pré-candidatos a vereador e dirigente partidário do PCdoB de Formiga para uma reunião. O encontro será realizado no dia 1º de fevereiro, na Academia Zeus, localizada à rua José Eufrásio de Carvalho, 376, Vila Didi, próxima à antiga Fábrica de Banha.
Por meio do encontro, o partido dará a largada para a preparação do PCdoB nas eleições municipais de 2012. De acordo com a presidência do partido, o contato com os filiados nesse momento é de suma importância para discutir o melhor caminho do PCdoB nas eleições deste ano.
?Contamos com a presença de todo os filiados, pois é indispensável a participação de todos o quanto antes nos organizarmos, mais êxito teremos em 2012?, disse o presidente da legenda, João Gonçalves Pereira (João do Povo).

Comentários
COMPATILHAR: