A Anac anunciou mudanças no embarque de passageiros. Mudança pode reduzir filas e reforçar a segurança. Se tudo der certo, vai ficar mais difícil um passageiro viajar com o cartão de embarque de outra pessoa.
Os transtornos devem diminuir um pouco, já que muitos passageiros, aqueles sem mala, e já com o check-in pronto, não serão mais obrigados a carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias. Poderão ir direto para a sala de embarque.
A partir do dia 1º de março, os passageiros não vão mais precisar passar, obrigatoriamente, pelos balcões de atendimento das companhias. Quem fizer o check-in pela internet, telefone ou terminal de autoatendimento, poderá seguir direto para o portão de embarque. Só terá que ir ao balcão quem tiver bagagem para despachar.
De acordo com a Anac, o sistema é o mesmo usado nos aeroportos dos Estados Unidos e da Europa. Um dos efeitos esperados é a redução das filas no setor de check-in. Mas a apresentação do documento será obrigatória no portão de embarque da companhia.
Antes de entrar no avião, o passageiro terá que apresentar ao funcionário da empresa carteira de identidade ou de habilitação, carteira de trabalho, passaporte ou outro documento oficial com foto. O atendente terá que conferir a fotografia do portador, para ter certeza que quem está embarcando é o dono do bilhete.
?Acho que é maior segurança para a gente mesmo?, elogia a analista fiscal Daniele de Souza.
A mudança, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil, é para adequar o Brasil às normas internacionais de identificação de passageiros. Poderão ser usados documentos originais ou cópias autenticadas. O importante é garantir a identificação do passageiro.

COMPATILHAR: