O Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde preparou diversas ações no combate ao mosquito transmissor de dengue e, durante todo este mês, uma série de atividades estão sendo executadas. Os profissionais da Saúde estão em alerta desde a confirmação de um caso de dengue no município em dezembro do ano passado, época atípica para o aparecimento da doença.
No dia 29 de janeiro (sábado), haverá um passeio ciclístico com o objetivo de mobilizar o maior número de pessoas possíveis no combate à dengue, reduzindo o número de criadouros do Aedes aegypti no município, conscientizando a população da importância da prevenção.
As inscrições serão gratuitas e realizadas nos dias 27 e 28 de janeiro, no edifício Antônio Vieira, de 8h00 às 11h e de 13h30 às 16h. No dia do evento os interessados podem se inscrever de 7h às 8h, no Terminal Rodoviário, onde terá início o passeio ciclístico. Após os participantes percorrerem várias ruas do centro e de alguns bairros, o passeio ciclístico terá encerramento no Terminal Rodoviário, totalizando 9 km. Haverá sorteio de brindes e informações sobre a dengue.
Ainda durante este mês, os agentes comunitários de saúde estão realizando a classificação quanto ao grau de risco de cada família com relação à dengue. Utilizam um checklist para identificar fatores de risco ambientais e/ou ocorrência da doença em algum membro da família, com o objetivo de facilitar e monitorar áreas de maior risco, direcionando as ações de combate a dengue pelos profissionais da saúde.
Os agentes de controle de endemias estão realizando as visitas normalmente e nos dias 6 e 7 de janeiro fizeram uma pesquisa para levantamento de índice rápido larvário, com o objetivo de identificar rapidamente o foco e definir ações.
Nos dias 21 e 28 de janeiro, a equipe da Secretaria de Saúde realizará um pedágio nas ruas para divulgar o passeio ciclístico e alertar a população sobre a dengue.

É hora de agir contra a Dengue: Fique atento aos sintomas!
A dengue é uma doença que ainda afeta milhares de brasileiros todos os anos, é grave e pode matar. Por isso, fique atento aos sintomas:
? Febre alta
? Dor de cabeça
? Dor atrás dos olhos
? Dor no corpo e nas juntas
? Manchas vermelhas no corpo
Se estiver com esses sintomas, procure uma unidade de saúde. Você pode estar com dengue. Agora, se você já tem o diagnóstico de dengue e apresenta um ou mais dos sintomas abaixo:
? Dores abdominais
? Vômitos
? Qualquer tipo de sangramento
Atenção! Retorne imediatamente à unidade de saúde. Você pode estar evoluindo para forma grave da doença.

Tratamentos
Ao ser observado o primeiro sintoma da dengue, deve-se buscar orientação médica no serviço de saúde mais próximo. Consulte um médico e tome alguns cuidados, como:
? Manter-se em repouso.
? Beber muito líquido (inclusive soro caseiro).
? E só usar medicamentos prescritos pelo médico para aliviar as dores e a febre.
Beber muita água é uma medida importante e deve ser adotada durante todo o período de duração da doença e, principalmente, da febre. O tratamento da dengue é de suporte, ou seja, alívio dos sintomas, reposição de líquidos perdidos e manutenção da atividade sanguínea.
Em caso de suspeita de dengue, sempre procure, o mais rápido possível, o serviço de saúde mais próximo. Todo tratamento só deve ser feito sob orientação médica.
Para mais informações entre no site www.combatadengue.com.br e participe da Campanha Nacional de Combate à Dengue. Acesse o site!

COMPATILHAR: